Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

23
Jan21

Voltar-se para Deus


Oliveira

3º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B

Domingo, 24 de Janeiro de 2021

     Irmãs e irmãos, que deseja Deus para a nossa salvação? Julgo que uma palavra resume o seu desejo: voltarmo-nos para Ele.

  1. Voltar-se para Deus é fonte de vida

     Primeira leitura

     A primeira leitura mostra-nos uma cidade que vivia à margem de Deus. Era Nínive, capital da Assíria. Estar afastado de Deus é estar afastado da fonte da vida. Como se a terra quisesse existir fora da órbita solar, perdia-se no espaço. Nínive vivia mal. Então, Deus  chamou o profeta Jonas: “Levanta-te, vai à cidade de Nínive, diz ao povo o que eu te indico”. Jonas anuncia o perigo: “Se não vos converterdes, daqui a quarente dias Nínive será destruída”. Que fez o povo? Acreditou no profeta, mudou de vida, voltou-se para Deus. E Deus desistiu da ameaça que tinha feito.

     Esta narrativa trás luz à pergunta: que deseja Deus de nós, para nos salvar? Deseja a nossa conversão, a nossa fé, o nosso diálogo com Ele. Podemos objectar: eu já estou convertido, convertida. Mas a conversão significa voltar-se para Deus, é uma atitude para cada dia.

  1. Voltar-se para Deus: é Deus em primeiro lugar

Segunda leitura

     São Paulo encontrou em Corinto uma comunidade com luzes e sombras. Talvez os cristãos estivessem baralhados, entre as escolhas de Deus e as do mundo. O mundo, no sentido da natureza, é bom. No livro do génesis, lemos sobre a criação do mundo: “E Deus viu que era bom”. Mas quando nos referimos ao mundanismo, ao apego às coisas do mundo, voltando as costas contra Deus, estamos em caminho perigoso. Por isso, Paulo dá-nos esta advertência: “O tempo é breve”. Ou seja, este mundo é passageiro. Que nos pede São Paulo? Colocai o coração nas coisas que não acabam: o bem, a honestidade, a fé, a caridade, os valores de Deus. Viver com os olhos postos no futuro. Um exemplo: Uma pessoa queria vingar-se. Foi-lhe indicado: quando daqui a vários anos Deus te chamar, como verias este momento em que te queres vingar? A pessoa ficou a meditar… Paulo convida-nos às prioridades: Deus em primeiro lugar significa o que Jesus Cristo disse quando uma pessoa lhe perguntou: qual é o primeiro de todos os mandamentos? Jesus respondeu: “O primeiro de todos os mandamentos é este: ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua força e com todo o teu entendimento” (Marcos, 12, 28-30). Sim, Deus, em primeiro lugar. 

  1. Voltar-se para Deus é viver dia a dia com Deus

Evangelho

     Também o Evangelho de Marcos nos chama à conversão. Este evangelista vai-nos acompanhar durante vários domingos. E de que modo São Marcos inicia  o seu  evangelho? Apresenta Jesus no início da sua evangelização a dizer: “Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Convertei-vos e acreditai no Evangelho”. O que é o reino de Deus? É nós estarmos em comunhão com Jesus, com o seu pensar, com o seu coração.

     Podemos recordar o exemplo de uma jovem que passou a vida a pedir a conversão dos pecadores. Alexandrina de Balasar. Aos 14 foi assaltada por uns malfeitores. Para lhe fugir e conservar a sua pureza, lançou-se da janela abaixo, de 4 metros de altura. Veio a ficar paralisada. Viveu a Paixão de Cristo. Sobre o mármore do seu túmulo podemos ler: “Pecadores, se as cinzas do meu corpo vos têm utilidade, para vos salvardes, aproximai-vos e passai por cima delas, calcai-as, até que desapareçam, mas não pequeis mais, não ofendais mais o nosso Jesus”. Este domingo pede-nos para vivermos, dia a dia, em união com Deus.

P. António G. (SDB)

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub