Voltar-se para Deus
Oliveira
3º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B
Domingo, 24 de Janeiro de 2021
Irmãs e irmãos, que deseja Deus para a nossa salvação? Julgo que uma palavra resume o seu desejo: voltarmo-nos para Ele.
- Voltar-se para Deus é fonte de vida
Primeira leitura
A primeira leitura mostra-nos uma cidade que vivia à margem de Deus. Era Nínive, capital da Assíria. Estar afastado de Deus é estar afastado da fonte da vida. Como se a terra quisesse existir fora da órbita solar, perdia-se no espaço. Nínive vivia mal. Então, Deus chamou o profeta Jonas: “Levanta-te, vai à cidade de Nínive, diz ao povo o que eu te indico”. Jonas anuncia o perigo: “Se não vos converterdes, daqui a quarente dias Nínive será destruída”. Que fez o povo? Acreditou no profeta, mudou de vida, voltou-se para Deus. E Deus desistiu da ameaça que tinha feito.
Esta narrativa trás luz à pergunta: que deseja Deus de nós, para nos salvar? Deseja a nossa conversão, a nossa fé, o nosso diálogo com Ele. Podemos objectar: eu já estou convertido, convertida. Mas a conversão significa voltar-se para Deus, é uma atitude para cada dia.
- Voltar-se para Deus: é Deus em primeiro lugar
Segunda leitura
São Paulo encontrou em Corinto uma comunidade com luzes e sombras. Talvez os cristãos estivessem baralhados, entre as escolhas de Deus e as do mundo. O mundo, no sentido da natureza, é bom. No livro do génesis, lemos sobre a criação do mundo: “E Deus viu que era bom”. Mas quando nos referimos ao mundanismo, ao apego às coisas do mundo, voltando as costas contra Deus, estamos em caminho perigoso. Por isso, Paulo dá-nos esta advertência: “O tempo é breve”. Ou seja, este mundo é passageiro. Que nos pede São Paulo? Colocai o coração nas coisas que não acabam: o bem, a honestidade, a fé, a caridade, os valores de Deus. Viver com os olhos postos no futuro. Um exemplo: Uma pessoa queria vingar-se. Foi-lhe indicado: quando daqui a vários anos Deus te chamar, como verias este momento em que te queres vingar? A pessoa ficou a meditar… Paulo convida-nos às prioridades: Deus em primeiro lugar significa o que Jesus Cristo disse quando uma pessoa lhe perguntou: qual é o primeiro de todos os mandamentos? Jesus respondeu: “O primeiro de todos os mandamentos é este: ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua força e com todo o teu entendimento” (Marcos, 12, 28-30). Sim, Deus, em primeiro lugar.
- Voltar-se para Deus é viver dia a dia com Deus
Evangelho
Também o Evangelho de Marcos nos chama à conversão. Este evangelista vai-nos acompanhar durante vários domingos. E de que modo São Marcos inicia o seu evangelho? Apresenta Jesus no início da sua evangelização a dizer: “Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Convertei-vos e acreditai no Evangelho”. O que é o reino de Deus? É nós estarmos em comunhão com Jesus, com o seu pensar, com o seu coração.
Podemos recordar o exemplo de uma jovem que passou a vida a pedir a conversão dos pecadores. Alexandrina de Balasar. Aos 14 foi assaltada por uns malfeitores. Para lhe fugir e conservar a sua pureza, lançou-se da janela abaixo, de 4 metros de altura. Veio a ficar paralisada. Viveu a Paixão de Cristo. Sobre o mármore do seu túmulo podemos ler: “Pecadores, se as cinzas do meu corpo vos têm utilidade, para vos salvardes, aproximai-vos e passai por cima delas, calcai-as, até que desapareçam, mas não pequeis mais, não ofendais mais o nosso Jesus”. Este domingo pede-nos para vivermos, dia a dia, em união com Deus.
P. António G. (SDB)