Sugestão de Homilia pelo P. António Gonçalves, SDB
Oliveira
2.º DOMINGO do Advento - ANO B
Encontro com Deus que salva
Irmãs e Irmãos, saúdo-vos novamente, e desejo meditar convosco sobre o que significa para nós a Palavra que escutamos neste segundo domingo do Advento. Julgo ver o Senhor a dirigir-nos um grande apelo ao nosso encontro com Ele.
- Encontro com Deus: Preparar o caminho
Primeira leitura
Sabemos que o povo de Deus, no Antigo Testamento, exilado no estrangeiro, aguardava a sua libertação, e preparava-se para regressar à sua terra. Por isso, assim proclama o profeta Isaías: “Consolai, consolai, meu povo”. E diz-lhe mais: Preparai o caminho do Senhor, … abri uma estrada para o nosso Deus.
Ora, nós precisamos de abrir caminho para a vinda do Senhor; e precisamos de afastar os obstáculos que impedem esse encontro. Quais obstáculos? Tudo o que nos afasta de Deus: o egoísmo, o fecharmos os olhos perante quem precisa de nós, o desinteresse pela fé. Preparemos o caminho do Senhor, com a humildade, a fé, a caridade. É preciso que Deus encontre o caminho aberto para vir a nós. Assim compreendemos o profeta Isaías: “Abri um caminho para o nosso Deus” .
- Encontro com Deus: para um mundo novo
Segunda leitura
E para que é este encontro com Deus? A Carta de São Pedro alarga o nosso olhar para o mundo novo prometido, dizendo: “Nós esperamos novos céus e nova terra”. Tudo será renovado. Vemos no Apocalipse: “Eis que faço novas todas as coisas” (21, 5). Uma grande esperança para a nossa vida.
São Pedro, ao dizer: "novos céus e nova terra", refere-se à transformação do mundo no fim dos tempos, à nova Jerusalém do céu; mas no seu pensamento estava também a vida presente, nos nossos dias; por isso, diz o Apóstolo: ”Como deve ser santa a vossa vida e grande a vossa piedade". São Pedro chama-nos à vida de Jesus ressuscitado em nós, vida santa.
- Encontro com Deus, na pessoa de Jesus.
Evangelho
Estamos a meditar sobre o encontro de Deus connosco. São Marcos coloca diante de nós o grande pregador S. João Baptista. Ele é o apresentador de Jesus. O povo acorre a ele para o ouvir dizer: “Eu baptizo-vos com água; o que vem depois de mim baptizará no Espírito Santo”.
João Baptista referia-se ao Messias, Jesus Cristo. Ora com Jesus, depois do nosso Baptismo, recebemos a vida nova. Nós já estamos convertidos, é verdade; mas precisamos de entrar mais nos caminhos da Igreja; precisamos de nos abrir ao perdão; de ver em cada irmão o próprio Jesus. Então, o nosso encontro de Deus connosco é mais verdadeiro.
Parecerá difícil este caminho? Ninguém desanime, irmãs e irmãos. Estamos a caminhar para um mundo novo, no amor. Com alegria. Transmito um pensamento do Papa Francisco: “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus”.[1] Disse isto na Exortação Alegria do Evangelho.
Não há maior alegria do que a alegria de Jesus em nós. “Com Jesus Cristo, renasce, sem cessar, a alegria” .
[1] Papa Francisco, A Alegria do Evangelho n. 1, 2013.