Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

30
Dez21

Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus


Oliveira

Proposta de Homilia para a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus – ANO C - 2022

Nossa Mãe, deu-nos o seu Filho, Jesus

Sábado, 1 de Janeirro de 2022

      Irmãs e irmãos, o que recordamos neste primeiro dia do ano? Três razões de interesse: Santa Maria, Mãe de Deus; a paz no mundo; o novo ano civil. Neste momento, o nosso olhar vai de modo particular para Nossa Senhora, Mãe de Deus.

  1. Santa Maria, mãe de Deus: bênção para nós.

     Primeira leitura

     A primeira leitura coloca-nos no monte Sinai, na viagem do povo de Deus para a Terra prometida. Deus fala a Moisés de uma bênção, nestes termos: “Fala a Aarão e aos seus filhos, e diz-lhes: ‘assim abençoareis os filhos de Israel: O Senhor te abençoe e te proteja, e faça brilhar o seu rosto sobre ti e te seja favorável’”. Aarão era irmão de Moisés, e o primeiro sumo-sacerdote. A bênção que ele devia dar ao povo vinha de Deus, pedindo assim: “O Senhor te abençoe”. E o que pedia Aarão: pedia a protecção de Deus, e para Deus mostrar o seu rosto. Nós vemos nesta bênção uma comunicação de vida, da vida que vem de Deus: “O Senhor te abençoe”.

  1. Santa Maria, Mãe de Deus: deu-nos seu Filho

     Segunda leitura

     Hoje, dia da Mãe de Deus, temos em Maria a maior de todas as bênçãos: de Maria veio-nos Jesus, o Filho de Deus. Com Ele, entramos na vida divina. São Paulo, escrevendo aos Gálatas, revela a essa comunidade e a nós o grande mistério na plenitude dos tempos: “Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher… para nos tornar seus filhos adoptivos”. Assim, podemos chamar a Deus nosso Pai: Abbá! Pai!.

     Esta verdade, este dom, esta graça de sermos filhos de Deus é a maior dignidade que temos: sermos irmão de Jesus e com Jesus sermos filhos de Deus.

     As mães oferecem presentes aos filhos; Maria dá-nos o seu Filho Jesus. São Paulo sente alegria em dizer isto aos Gálatas, e a nós: para nos tornarmos filhos adotivos.

  1. Santa Maria Mãe de Deus: alegria para os pastores e para todos

     Evangelho

     São Lucas convida-nos a olhar para os pastores, que foram apressadamente a Belém à procura do Salvador. As pessoas do nosso tempo andam muito apressadas com as tarefas da vida … É preciso que se lembrem de procurar o Senhor, como fizeram os pastores.

     São Lucas mostra-nos também como os pastores encontraram Maria, José e o Menino, e regressaram aos seus lugares de guardas dos rebanhos “glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto”.

     O evangelista convida-nos a louvar a Deus, pelo seu amor, e a testemunhar a nossa fé. Na sua catequese, dá a conhecer quem é esse Menino, Jesus, o Messias, o libertador. Deus veio a nós por Maria. Maria deu-nos o seu Filho, Deus connosco.   

    Passando aos nossos dias, recordamos o que o Papa Francisco disse em Fátima, no dia 13 de Maio 2017: “Queridos peregrinos, temos Mãe, temos Mãe! Agarrados a Ela, como filhos, vivamos da esperança que assenta em Jesus”[1].   

     Escreveu um bispo de França: “A Mãe de Jesus não conheceu na terra a doçura da visão de Deus. Mas a sua fé (de Maria), com provações e dificuldades, não conheceu nunca desfalecimento, nem hesitações,… nem demora. A fé de Maria teve a solidez do rochedo[2].   

     Hoje é também o Dia Mundial da Paz. Tema para o ano 2022: Educação, trabalho, diálogo entre as gerações. A paz é um bem precioso. Que a Mãe de Jesus nos conceda o dom da paz.   

Pe. António Gonçalves, SDB

[1] Conferência Episcopal Portuguesa, Papa Francisco em Fátima, p. 36.

[2] Pierre-Marie Theas, que foi bispo de Tarbes e Lurdes: Maria Modelo de fé, p. 38.

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub