SOLENIDADE DE PENTECOSTES - ANO C
Oliveira
Sugestão da homilia para a Solenidade do domingo de Pentecostes - ANO C - 2022
O Espírito Santo na vida da Igreja
Domingo, 5 de Junho de 2022
- Espírito Santo na Igreja enviada em missão
Evangelho
Jesus comunica o Espírito Santo aos Apóstolos, no próprio domingo da Ressurreição: “Estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, … e disse-lhes: Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós… Recebei o Espírito Santo. E deu-lhes o poder de perdoar os pecados.
A Igreja é enviada em missão, para um mundo novo, de vida com Jesus ressuscitado. É enviada tendo a força do Espírito Santo. Isto aconteceu no domingo de Páscoa. Cinquenta dias após a Páscoa, aconteceu o Pentecostes, com a vinda do Espírito Santo de forma mais plena, para os Apóstolos e para a Mãe de Jesus.
- Espírito Santo: Igreja nascente
Primeira leitura
Irmãos, quem é o Espírito Santo? Como é Espírito? Não temos ideia material desta Pessoa divina. Recorremos a imagens ou figuras apresentadas por São Lucas como: vento e fogo. O evangelista narra que os apóstolos estavam reunidos, num mesmo lugar, com medo dos judeus. “Subitamente fez-se ouvir vindo do céu um rumor semelhante a forte rajada de vento.
Que pensamos sobre esta imagem de vento? O vento é sinal de vida, como a respiração da pessoa é fonte e condição de vida. O Espírito Santo faz nascer a Igreja, princípio de vida nova.
São Lucas serve-se de outra imagem: o fogo: “Viram então aparecer uma espécie de línguas de fogo… e poisou cada uma sobre cada um deles”. Em que sentido o fogo é imagem do Espírito Santo? Noutro lugar da Bíblia o fogo é sinal de Deus; lembremos a chama que ardia sem se consumir, que levou Moisés a sentir a presença de Deus. A chama é também luz e calor: símbolo da Igreja para um mundo novo. O fogo significa a paixão por Deus, no coração de cada fiel.
O Espírito Santo transformou os Apóstolos. Após o discurso de Pedro, inflamado pelo Espírito Santo, pediram o baptismo cerca de três mil pessoas. O mundo precisa que a Igreja tenha esta força do Espírito Santo.
- Espírito Santo: Formamos um só corpo
Segunda leitura
Na primeira carta aos Coríntios são Paulo apresenta o Espírito Santo como princípio de unidade da Igreja: “Assim como o corpo é um só, e tem muitos membros, …assim também sucede com Cristo…Na verdade, todos nós… fomos baptizados num só Espírito, para constituirmos um só corpo”.
A unidade da Igreja é o sinal que o mundo espera para a sua adesão a Jesus Cristo. Para esta unidade fez Jesus uma oração na última Ceia: “Pai, que eles sejam um, com tu e Eu somos um” (Jo 17,21). Irmãos, saibamos invocar o Espírito Santo, pedindo-lhe que nos ilumine, que nos inspire, que nos anime para a vida da nossa fé.
Pe. António Gonçalves, SDB