Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

28
Mai21

Solenidade da Santíssima Trindade


Oliveira

Proposta de Homilia para a Solenidade da Santíssima Trindade – ANO B - 2021

Domingo, 30 de Maio de 2021

Deus próximo de nós

Irmãos, conhecemos como é Deus? Ele é apenas o Senhor do Céu e da terra?  Procuremos ver como Deus se manifestou, neste dia da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo”.  É o centro da vida cristã.

  1. Deus de relação connosco

Primeira leitura

Podemos ver Deus na história do Antigo Testamento. Moisés revela-nos Deus não distante, e próximo de nós. Assim falou este patriarca: “Que povo escutou como tu a voz de Deus a falar do meio do fogo”?  Deus falou e o povo escutou, é sinal de que é amigo, está perto de nós.

Mostrou também que Deus escolheu esse povo: “Qual foi o Deus que escolheu para si uma nação… como fez por vós?”.  Assim mostrou Deus o seu amor pelo povo que escolheu.

Outra experiência importante: Deus é único. Assim falou Moisés: “Considera hoje e medita em teu coração que o Senhor é o único Deus, e não há outro”.

Deus tem relação connosco, está próximo, está atento aos nossos problemas. Deus amor.

  1. Deus acolhe-nos como seus filhos

Segunda leitura

Na Carta aos Romanos, diz-nos São Paulo: «Recebestes o Espírito de adoção filial, pelo qual exclamamos: “Abá, Pai”». Somos filhos, e herdeiros, acrescenta São Paulo. Herdeiros de qual herança? “Com Cristo seremos glorificados”. Deus não desiste de nos acompanhar e de oferecer à humanidade a vida plena.

  1. Deus, Santíssima Trindade

Evangelho

São Mateus relata-nos o encontro de Jesus ressuscitado com os Onze, na Galileia. Aí deu-lhes orientações, e revelou a Santíssima Trindade:  “Ide e ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. E neste mandato, está implícito que o discípulo aceita o convite para se vincular à comunhão com Deus, Santíssima Trindade. Os discípulos são enviados a anunciar este mistério do amor de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.

     Foi Jesus que nos deu o conhecimento da Santíssima Trindade. Conhecemos o rosto de Cristo através dos Evangelhos e do Novo Testamento. Jesus, Filho de Deus, Salvador, Libertador.

     Temos uma informação fora da Bíblia, que é uma suposta Carta do governador da Judeia, Publio Lentulus, ao imperador Tibério Cezar, de Roma. Umas linhas dessa carta: Jesus “Tem a sua cabeleira… que desce até aos ombros, tinge-se de um louro claro e brilhante…A sua barba da mesma cor da cabeleira, e encaracolada, não longa, é também repartida ao meio. Os seus olhos têm um brilho de raio de sol; [Ele] até nos rigores é afável e benévolo. A sua Mãe é a mais bela mulher das mulheres que já se viu neste país… Dizem os hebreus que [Ele] nunca desgostou ninguém, antes se esforça por fazer toda a gente venturosa”. Um retrato de Jesus nesta carta.

     Jesus acolheu os pobres, curou os doentes, perdoou aos pecadores, deu a vida por nós e ficou connosco na Eucaristia e de outros modos. Jesus revelou-nos a Santíssima Trindade, que é amor.

     Um menino perguntou à mãe: Como é Deus? A mãe não respondeu com palavras; pegou no menino ao colo, abraçou-o com amor. O menino respondeu: Já sei como é Deus[1].   

          A fé constitui uma resposta do homem à revelação de Deus em Jesus Cristo. É uma participação na vida de Deus e uma experiência de vida divina em nós”[2].

P. António Gonçalves, SDB

[1] Bruno Ferrero, numa conferência.

[2] Tadeusz Dajczer, Meditações sobre a fé, São Paulo, 1995, p. 13.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub