Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria
Oliveira
Proposta de Homilia para a Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria
Sinal de esperança para todo o povo de Deus (LG 68)
Irmãs e irmãos, interessa-nos meditar sobre a Assunção de Nossa Senhora ao Céu? Dizemos que sim: porque é sinal de esperança para todos nós; e porque a Virgem Santa Maria elevada ao Céu continua a olhar com amor para os irmãos de seu Filho, que somos nós.
Recordemos as palavras do Papa Pio XII em 1950, sobre este mistério de Maria: “Ao terminar a sua missão na terra, Maria a Imaculada Mãe de Deus foi elevada em corpo e alma à gloria do céu … a alcançar a plenitude da salvação”.
Por que falou assim o Papa? “Esta glorificação de Maria é uma consequência natural da sua maternidade divina. Deus não quis que conhecesse a corrupção do túmulo Aquela que gerou o Senhor da vida”. O seu corpo tornou-se corpo glorioso, como foi o corpo de Jesus.
- A Assunção da Virgem Santa Maria, a Mulher revestida de sol…
Primeira leitura
O Apocalipse de S. João apresenta-nos este quadro maravilhoso: uma mulher revestida de Sol, com uma coroa de doze estrelas: é a imagem de Nossa Senhora, a nova Eva; é imagem do povo de Deus, nas doze tribos de Israel; é imagem da Igreja, nos doze apóstolos. O Apocalipse revela também que a Mulher, Maria, teve um Filho, o Messias.
Aparece também a figura do dragão: representa o mal, que será vencido pela descendência da Mulher.
O livro do Apocalipse foi escrito numa época de perseguição contra a Igreja, e mostra o triunfo de Nossa Senhora e o triunfo da Igreja, embora passando por muitas provações.
- A Assunção da Virgem Santa Maria, sinal de esperança
Segunda leitura
E São Paulo, na Carta aos Coríntios, parece ter adivinhado o nosso anseio, e responde: “Primeiro Cristo, como primícias; depois os que pertencem a Cristo”. Refere-se à ressurreição. Dizendo: Como Jesus ressuscitou e subiu ao céu, também nós estaremos com Ele em corpo e alma, pois cada pessoa é corpo e alma.
E o Concílio Vaticano II, abre o nosso olhar para este caminho da nossa vida depois da morte: “O triunfo de Maria, mãe e filha da Igreja, será o triunfo da Igreja” (o nosso triunfo). ..” (LG 68). Então nós estaremos também com o nosso corpo no céu! Respondemos: cada pessoa salva-se como pessoa: corpo e alma. É este o projecto de Deus a nosso respeito.
- A Assunção da Virgem Santa Maria, sempre na nossa Comunidade
Evangelho
Cito palavras do Papa Francisco na homilia sobre a Assunção de Nossa Senhora: “Escutamos o canto de Maria, o Magnificat: é o cântico da esperança, é o cântico do Povo de Deus no seu caminhar através da história. É o cântico de muitos santos e santas… mães, pais, catequistas, missionários, padres, freiras, jovens, e também crianças, avôs e avós; eles enfrentaram a luta da vida, levando no coração esperança dos pequenos e dos humildes… hoje a Igreja também canta a mesma coisa… Onde está a Cruz, para nós cristãos, há esperança, sempre... Por isso gosto de dizer: não deixeis que vos roubem a esperança... porque esta força é uma graça, um dom de Deus que nos leva para a frente, olhando para o Céu. E Maria está sempre lá, próxima dessas comunidades, desses nossos irmãos, caminhando com eles, sofrendo com eles, e cantando com eles o Magnificat da esperança” (Papa Francisco, 15 de agosto 2013).
P. António Gonçalves, SDB