Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

12
Ago21

Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria


Oliveira

Proposta de Homilia para a Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria

Sinal de esperança para todo o povo de Deus (LG 68)

Domingo, 15 de Agosto de 2021

     Irmãs e irmãos, interessa-nos meditar sobre a Assunção de Nossa Senhora ao Céu? Dizemos que sim: porque é sinal de esperança para todos nós; e porque a Virgem Santa Maria elevada ao Céu continua a olhar com amor para os irmãos de seu Filho, que somos nós.

     Recordemos as palavras do Papa Pio XII em 1950, sobre este mistério de Maria: “Ao terminar a sua missão na terra, Maria a Imaculada Mãe de Deus foi elevada em corpo e alma à gloria do céu … a alcançar a plenitude da salvação”.

     Por que falou assim o Papa? “Esta glorificação de Maria é uma consequência natural da sua maternidade divina. Deus não quis que conhecesse a corrupção do túmulo Aquela que gerou o Senhor da vida”. O seu corpo tornou-se corpo glorioso, como foi o corpo de Jesus.

  1. A Assunção da Virgem Santa Maria, a Mulher revestida de sol…

     Primeira leitura

     O Apocalipse de S. João apresenta-nos este quadro maravilhoso: uma mulher revestida de Sol, com uma coroa de doze estrelas: é a imagem de Nossa Senhora, a nova Eva; é imagem do povo de Deus, nas doze tribos de Israel; é imagem da Igreja, nos doze apóstolos. O Apocalipse revela também que a Mulher, Maria, teve um Filho, o Messias.

     Aparece também a figura do dragão: representa o mal, que será vencido pela descendência da Mulher.  

    O livro do Apocalipse foi escrito numa época de perseguição contra a Igreja, e mostra o triunfo de Nossa Senhora e o triunfo da Igreja, embora passando por muitas provações.  

  1. A Assunção da Virgem Santa Maria, sinal de esperança

     Segunda leitura

     E São Paulo, na Carta aos Coríntios, parece ter adivinhado o nosso anseio, e responde: “Primeiro Cristo, como primícias; depois os que pertencem a Cristo”. Refere-se à ressurreição. Dizendo: Como Jesus ressuscitou e subiu ao céu, também nós estaremos com Ele em corpo e alma, pois cada pessoa é corpo e alma.

     E o Concílio Vaticano II, abre o nosso olhar para este caminho da nossa vida depois da morte: “O triunfo de Maria, mãe e filha da Igreja, será o triunfo da Igreja” (o nosso triunfo). ..” (LG 68). Então nós estaremos também com o nosso corpo no céu! Respondemos: cada pessoa salva-se como pessoa: corpo e alma. É este o projecto de Deus a nosso respeito.

  1. A Assunção da Virgem Santa Maria, sempre na nossa Comunidade

     Evangelho

      Cito palavras do Papa Francisco na homilia sobre a Assunção de Nossa Senhora: “Escutamos o canto de Maria, o Magnificat: é o cântico da esperança, é o cântico do Povo de Deus no seu caminhar através da história. É o cântico de muitos santos e santas… mães, pais, catequistas, missionários, padres, freiras, jovens, e também crianças, avôs e avós; eles enfrentaram a luta da vida, levando no coração esperança dos pequenos e dos humildes… hoje a Igreja também canta a mesma coisa… Onde está a Cruz, para nós cristãos, há esperança, sempre... Por isso gosto de dizer: não deixeis que vos roubem a esperança... porque esta força é uma graça, um dom de Deus que nos leva para a frente, olhando para o Céu. E Maria está sempre lá, próxima dessas comunidades, desses nossos irmãos, caminhando com eles, sofrendo com eles, e cantando com eles o Magnificat da esperança” (Papa Francisco, 15 de agosto 2013).

P. António Gonçalves, SDB

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub