SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR - ANO A
Oliveira
Sugestão da homilia para a Solenidade da Ascensão do Senhor - Ano A - 2023
Jesus introduz a nossa humanidade no Céu
Domingo, 21 de Maio de 2023
Irmãs e irmãos, que nos diz o mistério de Jesus na sua Ascensão ao Céu, ficando os apóstolos a olhar para o alto? Que relação tem connosco este mistério? Interessa-nos meditar.
- Ascensão de Jesus: dá a missão aos apóstolos:
Evangelho
O Evangelho de São Mateus mostra-nos Jesus ressuscitado a aparecer e a falar aos Apóstolos, na Galileia. Confirmou a sua ressurreição, e deu-lhes a missão, dizendo: “Ide e ensinai todas as nações…a cumprir o que vos mandei”. É um momento de Jesus com os Apóstolos antes da Ascensão, antes da sua elevação ao Céu: “Ide e ensinai a cumprir o que vos mandei”.
O que deviam os Apóstolos ensinar? Quem é Jesus; o que ele disse; o que ele fez; ensinar o Evangelho; ensinar que Ele é o nosso Salvador. E é isso que também nós devemos ensinar.
O mundo precisa de Jesus; quem é Jesus para o mundo, para nós? Ele disse: “Eu sou O Caminho, a Verdade e a Vida” (João 14, 6). O desejo de Jesus é que o mundo tenha caminho…Verdade…Vida.
Este mistério da Ascensão de Jesus ao Céu é o seu triunfo pleno. Queremos confiar no seu poder, mais do que em tudo no mudo, e sobretudo mais do que confiar nas armas.
- Ascensão de jesus introduz a humanidade no Céu
Primeira Leitura
São Lucas narra-nos que Jesus, quarenta dias após a Páscoa, mostrou-se aos Apóstolos a subir ao Céu por entre as nuvens. “Elevou-se à vista deles e uma nuvem escondeu-O a seus olhos”. Os Apóstolos ficaram a olhar para o alto. Mas tornaram-se suas testemunhas.
Que significa para a Igreja, para nós, este mistério da Ascensão de Jesus ao Céu? Algo maravilhoso. Jesus, com a sua humanidade, elevou ao Céu a nossa humanidade. As portas do Céu abrem-se para nós.
Lembremos outra verdade maravilhosa: a Igreja continua hoje a ser a presença de Jesus entre nós. A Igreja é Jesus vivo no mundo. A Igreja é santa, embora com pecadores. Jesus disse expressamente: “Eu ficarei sempre convosco” (Mateus 28,20). É preciso guardar isto no coração. A Igreja, sobretudo pela Eucaristia, é Jesus ressuscitado no meio dos seus irmãos, uma presença salvadora. A terra não pode existir sem o Sol; e nós não podemos existir sem Jesus na Eucaristia. Jesus presente também na sua Palavra; presente na Comunidade reunida: “Eu estarei no meio deles” (Mateus 18, 20), disse Jesus.
- Ascensão de Jesus, nossa esperança
Segunda leitura
Na Carta aos Efésios, São Paulo exprime este desejo: “que Deus ilumine os olhos do vosso coração, para conhecerdes a esperança a que fostes chamados”. E recorda-nos que Jesus é “a cabeça da Igreja, que é o seu corpo”.
O nome de Jesus é Emanuel (Mt 1, 23), quer dizer, “Deus connosco”». Santa Teresa dizia: «sinto a presença de Jesus junto de mim, mais do que uma pessoa que eu vejo e posso tocar».
Refiro um facto histórico: em 1939, Hitler invadiu a Polónia. A casa salesiana de Poznan foi ocupada. Em setembro de 1940, Francisco Kesy e mais quatro companheiros do Oratório (Centro Juvenil Salesiano) foram acusados de pertencer a uma organização ilegal (o Centro Juvenil). Foram torturados e condenado à morte. Enquanto estavam na prisão rezavam, com fé, animando os presos. A Sua fé jamais vacilou. jovens estudantes. Foram martirizados no dia 24 de agosto de 1942. O relato deste martírio e as fotos dos jovens encontram-se na internet com as palavras: jovens da Polónia mártires na última guerra.
Por que foram corajosos? Jesus estava com eles. É Jesus na Igreja, a Igreja em Jesus. Coragem, irmãos, com Jesus no meio de nós.
Pe. António Gonçalves, SDB
