Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

30
Out20

Santidade, vocação de todos nós

Solenidade de Todos os Santos


Oliveira

HOMILIA - Todos os Santos

1 de Novembro de 2020

    Irmãs e irmãos, uma saudação amiga para cada um de vocês, com votos de alegria e paz nos corações. Hoje perguntamos: Que diz a cada um de nós a Solenidade de Todos os Santos?

    1 – Santos, multidão em volta de Jesus Ressuscitado

     Primeira leitura

     Perante a vida de homens, mulheres, jovens e crianças, que se distinguiram na fidelidade a Deus, pela santidade, posso eu ficar indiferente? Não posso deixar de lado o caminho da santidade. A primeira leitura, do Apocalipse de São João, chama o nosso olhar para “Uma multidão imensa, que ninguém podia contar. Estavam vestidos de branco, … diante do trono e na presença do Cordeiro”.

Quem era esta multidão na presença do Cordeiro? Os santos do povo de Deus e os santos de todos os povos e nações. Estavam na presença do Cordeiro, ou seja, com Jesus, que foi imolado como Cordeiro, pela sua Paixão, morte ressurreição. Dizemos na missa: “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. A explicação da frase: “estavam vestidos de branco … na presença do Cordeiro”, vem explicada no final da leitura: estes “são os que vieram da grande tribulação, os que lavaram as túnicas e as branquearam no sangue do Cordeiro”.   São os nossos irmãos que levaram uma vida de fidelidade a Deus e de amor para com o próximo.

  1. Santidade, ver Deus face a face

Segunda leitura 

É também de São João a segunda leitura. O apóstolo diz-nos algo de maravilhoso. Comunica-nos isto:  “Seremos semelhantes a Deus, porque O veremos tal como Ele é”. São Paulo diz palavraras semelhantes: “Veremos [Deus] face a face” (1 Cor 13,12). Estas leituras abrem-nos o mistério dos que foram santos, e conseguiram a vida gloriosa com Jesus. Um convite à nossa fidelidade e esperança.

  1. Santidade pelas bem-aventuranças.

Evangelho

Podemos perguntar: como seguir o caminho da santidade? O Evangelho indica-nos as bem-aventuranças, que fazem parte do Sermão da montanha, proclamado por Jesus. Bem-aventurados os pobres, os humildes, os perseguidos, os que aceitam o sofrimento e confiam em Deus que nos ama.    

     Uma reflexão: Eu penso que Jesus não quer ver-nos pobres; nem ver-nos a sofrer; nem ver-nos perseguidos; então? Jesus quer que nos entreguemos a Ele confiadamente com espírito de pobres, de que precisa sempre d’Ele. Nós queremos ter Jesus em primeiro lugar, estando libertos de muitas coisas, para que Jesus tenha lugar em nossos corações.

Olhemos a nossa vida com sentido escatológico, como diz o nosso texto:  “Alegrai-vos e exultai, porque é grande no Céu a vossa recompensa”.    

Muitos nossos irmãos seguiram este caminho de santidade: são motivo da nossa festa neste dia primeiro de Novembro. São estímulo para nós, e nossos protectores.

 A nossa vida só tem sentido se for uma vida de santos. A nossa vocação principal é sermos santos. A isso nos anima também a Carta de São Paulo aos Efésios, que diz assim: “Bendito seja Deus, Pai de Nosso senhor Jesus Cristos, que nos abençoou com toda a sorte de bênçãos espirituais… Nele nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele no amor” (Ef 1, 3-4). Quem pode ficar indiferente perante este chamamento, que chega até nós, a partir do Coração de Deus? Escolheu-nos antes de criar o mundo… Para sermos santos. Pensamos na verdadeira identidade do cristão: a santidade.

     Conta-se que o Imperador César Augusto tinha um súbdito com o mesmo nome de César, mas com uma vida pouco regular… Disse-lhe o imperador: ou muda de vida ou muda de nome. Assim, o cristão merce o nome de cristão se a sua vida estiver de acordo Jesus Cristo.

    Assim nos anime o Senhor a compreender a nossa vocação cristã: chamados à santidade.

Pe. A. Gonçalves, SDB

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub