Sabedoria para o Reino de Deus
Oliveira
Homilia
XVII DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A
Irmãs e irmãos, quando nos encontramos perante uma decisão a tomar, sabemos escolher o que mais convém? Aplicamos a boa sabedoria para escolher? As nossas leituras são luz para o nosso caminho.
- Sabedoria para escolher o que vale mais
Primeira leitura
Irmãos, se mostramos a um pré-adolescente um fio de ouro e um objeto electrónico de jogos, talvez ele escolha este objecto. Que fez o rei Salomão para escolher bem? Que pediu a Deus? Pensou nele e no seu povo, e rezou assim: “Dai ao vosso servo um coração inteligente,… para distinguir o bem do mal”. O que ele pediu agradou a Deus, que lhe deu sabedoria e mais bens. E gente de longe procurou esse rei para beber da sua sabedoria. A razão humana é um dom, e ajuda-nos a escolher, mas a razão fica engrandecida com outro dom maior: a Fé. Com este dom acertamos melhor.
Medito: É bom pensar e procurar o que mais vale.
- Sabedoria para escolher o Reino de Deus
Evangelho
O Evangelho coloca diante de nós imagens ou comparações para mostrar a verdadeira escolha a fazer na vida. Usa a imagem do tesouro e da pérola preciosa. Refere-se ao Reino de Deus.
Numa aula de Moral e Religião Católica o professor perguntou aos estudantes: “sabem o que é o Reino de Deus”? Um respondeu: “eu ouvi na missa que o Reino de Deus é como um tesouro, mas não sei bem o que é”. O professor ajudou os alunos a compreender isto: O mundo vive mergulhado num ambiente em que a força, o poder, o dinheiro são o grande ideal, isto é o reino do mundo material.
Jesus, pelo contrário, diz que o Reino de Deus é amor, perdão, ajuda a quem precisa; é viver segundo o Evangelho de Jesus.
O Concílio Vaticano II ensina que o Reino de Deus se identifica com a Igreja.
“A Igreja … recebe a missão de anunciar e estabelecer em todos os povos o Reino de Cristo e de Deus, e constitui ela própria na terra o germe e o início desse Reino” (LG, 5).
Jesus começou a sua evangelização deste modo: “O Reino de Deus está próximo; acreditai no Evangelho” (Mc 1, 14-15). O Evangelho ainda não estava escrito. Jesus queria dizer que o Reino de Deus era Ele próprio. Tesouro e pérola, para entendermos: um homem encontrou um tesouro escondido num campo, fez tudo para comprar esse campo. O mesmo se passou com o comerciante de pérolas: encontrou uma de grande valor; vendeu o que tinha para comprar essa pérola.
Com estas imagens, Jesus ensina-nos o caminho da sabedoria para entrarmos no Reino dos céus. Quais são os valores da minha vida? Qual é o meu tesouro, a minha pérola preciosa? Conheço uma pessoa que comprou uma casa para fazer um Centro de espiritualidade. Como arranjou dinheiro? Ela respondeu: lembrei-me da pérola preciosa. A referida senhora tinha vendido outras coisas para ter aquele centro. Medito: Quero a sabedoria do Evangelho
- Sabedoria: para ser imagem de Jesus
Segunda leitura
Na carta aos Romanos São Paulo reconhece a nossa grandeza: “Deus predestinou-nos para sermos conformes à imagem de seu Filho”. Ou seja, qual é o projecto de Deus para nós? É sermos como o seu Filho Jesus. É muito! É o grande valor da nossa vida.
Um dia, Jesus entrou na sinagoga. O empregado entregou-lhe o livro. Jesus leu esta passagem de Isaías: "O Espírito do Senhor está sobre mim; Ele ungiu-me para evangelizar os pobres… dar a libertação aos cativos, recuperar a vista aos cegos, dar liberdade aos oprimidos, proclamar um ano de graça do Senhor. Estavam postos nele os olhares de todos”. Jesus disse: “Cumpriu-se hoje esta profecia” (Lc 4, 18). Ou seja: Eu vim para libertar, aliviar, curar. Ele é a sabedoria, o tesouro, a pérola preciosa.
Medito: Coloquemos em primeiro lugar o Reino de Deus, a Igreja.
P. António Gonçalves, SDB