REZAR UMA ECOLOGIA DO CORAÇÃO
Oliveira
Partilho o texto da oração e meditação de segunda feira do Cardeal José Tolentino de Mendonça, enviado hoje pelo Ir. Manuel Silva.
(A. Oliveira)
Ensina-nos, Senhor, uma ecologia do coração que acenda em nós uma visão mais sábia, generosa e integradora, uma visão que se dê conta de como os seres e as coisas têm uma ligação entre si.
Ensina-nos a tornarmo-nos cuidadores, praticando uma responsabilidade operativa por tudo o que é comum e não apenas pelo que é nosso.
Ensina-nos a escutar os gemidos da terra como escutamos os gemidos do próprio corpo.
Ensina-nos a acalentar o frágil e fremente bramido que pulsa em cada vivente e ganha força quando se percebe reconhecido e assegurado. Dá-nos um olhar fascinado pelas Tuas criaturas e a capacidade de integrá-las na grande e plural dança da vida que sempre nos excede.
Ensina-nos a arte da reciclagem também dentro de nós - de sentimentos, emoções, discursos interiores e desejos - evitando a cultura do desperdício e dando uma segunda oportunidade àquilo que tão facilmente atiramos fora.
Ensina-nos o paciente empenho de transformar, converter, remendar, reparar, ressignificar em vez de enveredarmos simplesmente na dispendiosa corrida a consumir e a abandonar.
Ensina-nos a reconhecer o limite, a declarar que é suficiente e parar, a fazer depender menos a nossa satisfação das falsas necessidades, a pensar não apenas no mundo agora, mas no eco das nossas ações que fica a reverberar muito depois de nós.
Ensina-nos a ver uma continuidade entre o tecto que nos cobre e a grande abóbada terrestre, entre a nossa casa e a casa comum, entre o bem individual e o bem da criação.
Cardeal José Tolentino de Mendonça
9.10.2023