REZAR O PEQUENO
Oliveira
Partilho o texto da meditação de ontem para a oração do terço do Cardeal D. Tolentino, enviado pelo Ir. Manuel Silva.
(A. Oliveira)
Na celebração da festa de São Francisco de Assis, o Cardeal D. José Tolentino de Mendonça propôs "rezar o pequeno''.
(A. G. Pires)
Ensina-nos, Senhor, a agradecer não apenas as grandes alegrias, mas também aquelas que se diriam minúsculas; aquelas que não deixaram propriamente um rastro em nós, mas que a dado momento do nosso dia o iluminaram com a sua transparente e despretensiosa passagem; essas visitações da Tua alegria com as quais nos cruzamos, seja num olhar anónimo que nos olha com bondade, seja numa palavra que a gentileza habitou.
Ensina-nos, Senhor, a viver com um entusiasmo semelhante as possibilidades trazidas pelos grandes encontros, mas a não depreciar a bênção que nos vem de ti em todos os outros que vivemos sem especiais preparações ou expectativas.
Ensina-nos, Senhor, a confiar-Te não apenas as grandes preocupações que nos pesam, mas também as pequenas que pensamos resolver sozinhos.
Ensina-nos, Senhor, a desejar o completo, abraçando para isso o caminho da incompletude; a avizinharmo-nos da água que nos dessedenta, reconciliados e gratos pela sede que nos permite recomeçar a arte da busca.
Ensina-nos, Senhor, a valorizar o todo sem esquecer o fragmento; a festejar aquilo que chega até nós inteiro e a saber saborear do mesmo modo, com a mesma gratidão, aquilo que chega dividido em desajeitadas porções ou disperso em humildes migalhas.
Ensina-nos, Senhor, o significado das grandes viagens, mas também a beleza dos pequenos passos; a justificada importância que atribuímos aos grandes feitos, mas também a decisiva esperança que se joga nas pequenas acções que passam desapercebidas a todos, mas não a Ti.
C. José Tolentino de Mendonça
4.10.2021