REZAR O ANO QUE COMEÇA
Oliveira
Partilho o texto da meditação de ontem, segunda feira, para a meditação e oração do terço, do Cardeal José Tolentino de Mendonça, enviado pelo Ir. Manuel Silva.
(A. Oliveira)
Ensina-nos, Senhor, a embarcar na viagem deste ano que começa, levando no coração a disponibilidade e o deslumbre dos verdadeiros viajantes.
Ensina-nos que a sabedoria do caminho pede escolhas essenciais em vez da mera tentação de amontoar. E que as estradas de cada dia se palmilham melhor quando somos capazes de ligeireza.
Ensina-nos, Senhor, a precisar de pouco, a adoptar um estilo de vida mais frugal, a confiar que em tantas situações o menos é mais.
Rasga o nosso olhar a horizontes que não terminam abruptamente na linha dos nossos sapatos ou no reflexo obsidiante dos espelhos onde nos vemos. Dá-nos o gosto sinodal do distante, do inédito e do diverso.
Aproxima do nosso ouvido a polifónica conversa do mundo, desse enredo de esperanças e de dores que nos descentram de nós próprios e nos exortam à prática
corajosa da hospitalidade.
Diz ao nosso coração que o tempo não é apenas a soma de fadigas sem nexo, pois Tu mesmo nos habilitas em cada dia para prosseguir a arquitectura credível do amor.
Que os nossos dias sejam celebração de um encontro que perdura, sentindo que tudo, mesmo as dobras mais frágeis do real, nos aproxima e nos faz convergir para Ti.
Cardeal José Tolentino de Mendonça
11.01.2022