REZAR A TRANSFORMAÇÃO DAS EXPECTATIVAS EM ESPERANÇA
Oliveira
Partilho o texto da meditação de ontem, segunda feira, para a meditação e oração do terço, do Cardeal José Tolentino de Mendonça, enviado pelo Ir. Manuel Silva.
(A. Oliveira)
Ensina-nos, Senhor, a arte de transformar as expectativas em esperança.
As expectativas são coisas apenas nossas. A esperança é essa grande força que nos chega de Ti.
As expectativas insistem unicamente na resolução individual da nossa vida. A esperança abre-nos, Senhor, à Tua vinda e ao Teu dom.
As expectativas têm a ver com a satisfação e o sucesso no plano imediato. A esperança desafia-nos a levantar o olhar para o que nos supera, para o que nos chega de Ti e é maior do que nós.
As expectativas têm a ver com a porção minúscula que eu consigo ver. A esperança tem a ver com a amplidão que Tu, Senhor, a cada tempo revelas.
As expectativas têm a ver com a minha vontade. A esperança têm a ver com a Tua.
A espectativas são a vida em surdina, a vida que só eu escuto, a vida em circuito fechado. A esperança é um coral de vozes onde a vida se descobre na sua espantosa, dilacerante e viva inteireza.
As expectativas são uma corrida para um pequeno troféu. A esperança é um parto verdadeiro que nos coloca perante o desafio incessante de nascer e renascer.
Ensina-nos, Senhor, essa arte tão típica do advento que é trocar, no fundo de nós, as nossas expectativas pela Tua esperança.
Card. José Tolentino de Mendonça
29.11.2021