Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

06
Nov21

REZAR A SANTIDADE QUE NOS DIZ RESPEITO


Oliveira

Partilho, com alguns dias de atraso, o texto da meditação de 1 de Novembro, segunda feira, para a meditação e oração do terço, do Cardeal D. Tolentino, enviado pelo Ir. Manuel Silva.

(A. Oliveira)

Ensina-nos, Senhor, a reconhecer a santidade que se expressa quotidianamente em torno a nós, de forma tão anónima ou tão familiar que nem notamos.

Torna-nos atentos, Senhor, à dicção humilde da santidade que resistimos tanto a escutar. De facto, a sua voz não fende as montanhas, nem abala a normalidade, mas assemelha-se quase sempre ao desenho da brisa suave.

Ajuda-nos, Senhor, a reconhecer os traços da santidade ali onde acontece o dom; onde o serviço à vida se traduz de forma despretensiosa e concreta; onde o escapismo e a indiferença dão lugar a efetivas parábolas da relação e do cuidado.

Impele-nos, Senhor, a testemunhar a Tua santidade não num tempo idealizado e sem rasuras, mas no aqui e no agora magoados pelos obstáculos e imperfeições que Tu conheces. Não num heroísmo abstrato e distante, mas naquilo que nos é possível realizar, mesmo se nos parecer esforçado, pequeno ou inglório.

Faz-nos ver, Senhor, que a santidade se constrói como uma prática artesanal da vida, quando desmontamos os automatismos que nos tentam. Quando decidimos desacelerar e dar tempo, em vez de adiar. Quando decidimos acolher, em vez de ignorar. Quando arriscamos abraçar, em vez de fugir. Quando temos a generosidade de partilhar, em vez de atribuir a outros essa responsabilidade. Quando ousamos acompanhar, em vez de julgar.

Fortalece-nos, Senhor, em cada dia para que possamos ser na simplicidade, e apesar da nossa relutância, testemunhas credíveis da Tua santidade.

Cardeal José Tolentino de Mendonça
1.11.2021

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub