Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

28
Mai20

PENTECOSTES – A


Oliveira

O Divino Espírito Santo enviado por Jesus, como alma da Igreja

     Irmãs e Irmãos, sabemos que o Pentecostes significa o Espírito Santo enviado por Jesus para a vida da Igreja? Grande dom que nós recebemos. As leituras ajudam-nos a meditar. 

  1. O Espírito Santo enviado por Jesus.

Evangelho

     Irmãos, Jesus ressuscitado, no dia de Pascoa, apareceu aos Apóstolos e falou-lhes. Quis fortalecê-los na fé da Ressurreição. E deu-lhes uma missão, dizendo: “Como o Pai Me enviou, assim eu vos envio”. Eis a missão dos Apóstolos: levar ao mundo a salvação de Jesus. E Jesus não os abandonou; como lemos no Evangelho, Jesus “Soprou sobre eles e desse: recebei o Espírito Santo”.  Nós compreendemos: os apóstolos receberam uma missão de ir e anunciar Jesus, e receberam a força do Espírito Santo.  

     Também a Igreja é enviada e animada pelo Espírito Santo, para anunciar a salvação de Jesus. A Igreja só pode ser Igreja com o dom do Espírito Santo: não é obra humana, é obra do Espírito Santo embora seja feita com o nosso trabalho. Com este dom, restabelecemos a Aliança de nós com Deus e Deus connosco. Nós somos enviados por Jesus, com a força do Espírito Santo.

      O Espírito Santo manifesta-se no sinal do vento e do fogo

     Primeira leitura

     Como lemos nos Atos dos Apóstolos: “cinquenta dias a seguir à Páscoa, os apóstolos estavam reunidos numa sala, [com a Mãe de Jesus]. De repente, fez-se ouvir, vindo do Céu, um rumor semelhante a forte rajada de vento. … Viram então uma espécie de línguas de fogo… poisando uma sobre cada um deles”.

      Que significa este relato de São Lucas? Mostra como se manifestou o Espírito Santo: com o sinal do vento, que indica o ar da respiração para a vida; e com o sinal do fogo, que é luz e calor. Diz-nos ainda a leitura: “ouvimo-los proclamar nas nossas línguas as maravilhas de Deus”. É pelo Espírito Santo que a Igreja proclama as maravilhas de Deus, e leva as pessoas a viverem com Deus. Celebrando a missa, dizemos antes da consagração, ”Santificai estes dons, derramando sobre eles o vosso Espírito, de modo que se convertam para nós no corpo e sangue de nosso Senhor Jesus Cristo”. E temos a Eucaristia.

  1. O Espírito Santo faz a unidade da Igreja

Segunda leitura

     É importante que a Igreja seja uma unidade, como Corpo de Cristo. Diz-nos São Paulo, na Carta aos Coríntios: “Na verdade, todos nós – judeus e gregos… - fomos baptizados num só Espírito, para constituirmos um só corpo”. Pode ser que estas considerações pareçam abstractas, no entanto, sabemos que a Igreja só evangeliza se der testemunho de unidade, de comunhão, de amor, daquilo que ela é: o corpo de Cristo. “Vede como eles se amam”, diziam os pagãos ou indígenas.

     O Espírito Santo irrompeu sobre os Apóstolos, transformando o medo deles em coragem para o Evangelho; abriram-se as portas, começou a evangelização, começou a Igreja a manifestar-se.

     Apreciemos, irmãos, os sacramentos, que nos dão o Espírito Santo, sobretudo o Batismo e a Confirmação. Abramos as portas do coração para esses dons de Deus, dons que nos fazem filhos de Deus e evangelizadores.

P. A. G. (SDB)

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub