12
Abr22
PÁSCOA QUER DIZER PASSAGEM
Oliveira
Partilho o texto da meditação de ontem, segunda-feira para a meditação e oração do terço, do Cardeal José Tolentino de Mendonça, enviado pelo Ir. Manuel Silva.
(A. Oliveira)
- Páscoa quer dizer passagem. Ensina-nos, Senhor, a passar da autorreferencialidade e do narcisismo ao descentramento de nós próprios e à escola do dom.
- Páscoa quer dizer passagem. Ensina-nos, Senhor, a entrar Contigo em Jerusalém, não alicerçados nas lógicas de domínio e de poder, mas certos que é pela via mais humilde que o divino se revela na história.
- Páscoa quer dizer passagem. Ensina-nos, Senhor, a aceitar o convite para comer contigo a Páscoa, naquela sala no andar de cima, e a compreender a lição que nos deixaste quando Te colocaste a lavar os pés aos discípulos.
- Páscoa quer dizer passagem. Ensina-nos, Senhor, a habitar os nossos Getsémanis, fazendo das travessias difíceis – sejam elas quais forem - a oportunidade de renovar o nosso sim confiado à Tua vontade.
- Páscoa quer dizer passagem. Ensina-nos, Senhor, a seguir-Te em cada estação da Via Sacra, caindo a Teu lado e sentindo-nos reerguer por Ti a cada queda, carregando a nossa cruz diante do olhar dos outros e aceitando a ajuda de Simão de Cirene ou de Verónica.
- Páscoa quer dizer passagem. Ensina-nos, Senhor, a encarar a cruz como a medida mais alta do amor que podemos viver, transformando todos os desconfortos em ocasiões para a dádiva, para a oferta da reconciliação e da paz.
- Páscoa quer dizer passagem. Ensina-nos, Senhor, a acolher o maternal olhar de Maria como um bálsamo e uma garantia de tudo aquilo que perdura e perdurará para lá da própria morte.
- Páscoa quer dizer passagem. Ensina-nos, Senhor, a experimentar a ressurreição como um fermento que já hoje, neste precário aqui e agora, leveda e amplia a massa frágil da nossa esperança e da esperança do mundo.
Cardeal José Tolentino de Mendonça
11.04.22