Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

18
Set20

Os pensamentos e os caminhos de Deus e os do mundo


Oliveira

HOMILIA DO 25º DOMINGO DO TEMPO COMUM – Ano A

20 de Setembro de 2020

Irmãs e Irmãos, quais serão os pensamentos e os caminhos de Deus? Interessa-nos saber?

  1. Os pensamentos e os caminhos de Deus

Primeira leitura

 Isaías viu o seu povo no exílio, com desejo de regressar à sua pátria, a Palestina… E aconselhou as pessoas a “assertar o passo” pelos projectos de Deus, a ser um povo convertido. Disse Deus, pelo profeta Isaías: os meus pensamentos e os meus caminhos estão acima dos vossos”.  Em que são diferentes esses pensamentos e caminhos?

Os pensamentos e cainhos do mundo, sem Deus, são de materialismo, sem transcendência, sem conhecimento de si mesmo, do seu futuro, de Deus.

Os pensamentos e caminhos de Deus elevam-nos acima da natureza, mostram-nos quem somos e qual é o destino do homem. São os pensamentos e os caminhos da Fé, da libertação.

  1. Os pensamentos e caminhos de Deus vividos com Cristo

     São Paulo teve paixão por Deus, na sua vida. Disse ele aos Filipenses: “Para mim, viver é Cristo”. E anima os cristãos com estas palavras: “procurai somente viver de maneira digna do Evangelho de Cristo”. É o caminho que Paulo escolheu.

  1. Os pensamentos e caminhos de Deus são de salvação universal

Evangelho

Os pensamentos e os caminhos de Deus são de salvação para todos. É preciso que as pessoas abram as portas para que Ele entre em nossa casa. O seu amor é universal. Manda chuva e sol para bons e não bons. (cf Mt 5,45). 

No Evangelho vemos o dono da vinha a pagar tanto aos trabalhadores da última hora como aos do começo do dia. Essa parábola representa Deus (senhor da vinha), o povo judeu e a nós.   

Deus tem um projecto universal de salvação para todos. “Deus amou-nos antes de criar o mundo” (Ef 1,4). “Deus quer que todos se salvem” (1 Tim 2,4). Na parábola que ouvimos disse o dono da vinha: “serão maus os teus olhos porque Eu sou bom?”.  

     Estou a pensar na doutrina social da Igreja, que representa os pensamentos e o caminhos de Deus. O que é a doutrina social da Igreja? É a visão que a Igreja tem para o mundo ser melhor, considerando as pessoas com a vocação para este mundo e para o céu. Rezamos no Pai Nosso: Pai-nosso, que estais nos céus: e …o pão nosso de cada dia.  

     Temos na Igreja três encíclicas de orientação social: A Rerum novarum,[1]; a Quadragesimo anno,[2]; e a Centesimus annus,[3]. Porquê este realce da doutrina social da Igreja? Porque o mundo novo, mais justo e mais fraterno depende da conversão dos corações, de nos voltarmos para os pensamentos e caminhos de Deus…. O mundo novo leva-nos a ter confiança em Deus

     Há um facto curioso na vida de madre Teresa de Calcutá. Ela conta: “Dava eu as primeiras voltas nas ruas de Calcutá… A certa altura, aproxima-se de mim um sacerdote pedindo-me um donativo para uma obra da boa imprensa. Entreguei … a Única rupia que me restava… Ao entardecer, o mesmo sacerdote veio ao meu encontro com um envelope. Disse-me que lhe vinha da parte de um senhor que … ouvira falar dos meus projetos, e me queria ajudar. No envelope vinham cinquenta rupias…”.[4]  Irmãos, diz o Salmo 127: “Feliz de ti que temes (amas) o Senhor e andas nos seus caminhos”

                                                                             (  P. A. Gonçalves, SDB )

[1] Leão XIII, Rerum Novarum, (Das coisas novas), 15-05-1891;

[2] Pio XI, Quadragesimo anno, (Quadragésimo aniversário da Rerum Novarum), 15-05-1931.

[3] João Paulo II, Centesimus annus, (Centésimo ano da Rerum Novarum), 01.05.1991

[4] Pe. Januário, Madre Teresa, p. 16

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub