Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

21
Nov20

Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do universo


Oliveira

Bom Pastor

DOMINGO, 22 DE NOVEMBRO DE 2020

     Irmãs e irmãos, celebramos hoje Jesus Cristo como Rei do Universo. Que nos diz o título de Rei atribuído a Jesus? Já sabemos: Rei sem armas, Rei de amor.

Deus, o Bom Pastor

Primeira leitura

     O profeta Ezequiel conduz-nos a Deus, com o título de Bom Pastor. No Antigo Testamento era importante conhecer o Deus único, o Deus de Abraão, o Deus do povo, para evitar os ídolos. Ezequiel mostra-o como Bom Pastor. Usa estas palavras pronunciadas por Deus:  “Eu apascentarei as minhas ovelhas e as levarei a repousar … Hei de procurar a que anda perdida… Tratarei a que estiver ferida…” (Ez 34,15). O profeta quis dizer ao povo exilado na Babilónia: confiai em Deus, único Senhor, Ele é o Bom Pastor. Ele mostra carinho e atenção para com as pessoas. Diz estas palavras: “tratarei a ovelha que estiver ferida”. A imagem de Bom Pastor dá confiança, para o povo se aproximar de Deus. E anuncia Jesus Bom Pastor. Diz-nos Jesus: “Eu sou o Bom Pastor” (Jo 10,11).

      Às vezes agarramo-nos a outros pastores: a riqueza, o poder. Mas Deus é o Bom Pastor. Rezamos, com o salmo 23 (22): “O Senhor é meu Pastor: nada me há de faltar”.

  1. Jesus Cristo Rei dá-nos a vida plena

Segunda leitura

São Paulo, na Carta aos Coríntios, mostra-nos o sentido glorioso de Jesus, que nos faz participantes da sua vida plena de ressuscitado. Diz assim: “Cristo ressuscitou dos mortos, como primícias dos que morreram”. Ou seja: assim como Jesus ressuscitou, também nós havemos de ressuscitar. Nós, que pertencemos a Cristo ressuscitado, já participamos da sua vida, e tomaremos parte no seu triunfo, quando “veremos a Deus face a face” (1 Cor 13,12). Visão grandiosa de Jesus, para a nossa fé. Jesus dá-nos a vida plena. A sua vida de ressuscitado. Assim compreendemos melhor Jesus Cristo Rei, que nos faz participar da sua vida.

  1. Jesus Cristo Rei salva-nos pelo seu sangue

Evangelho

    E de que modo Jesus é nosso Rei? Com o seu poder e o seu mando?  Jesus é nosso Rei porque nos libertou da morte com o seu sangue. O Reino de Jesus não foi nem é triunfalismo deste mundo. O seu reinado consistiu em dar a vida por nós. E deseja que nós o amemos amando os nossos irmãos.      

     O Evangelho de São Mateus apresenta-nos, o “Rei” Jesus que nos julgará de acordo com a nossa atitude para os pobres, os débeis, os desprotegidos. “Vinde, benditos de meu Pai,… porque tive fome e destes-me de comer, tive sede e destes-me de beber, não tinha roupa e destes-me de vestir” . E explica a seguir: “Quantas vezes o fizestes a um dos meus irmãos, a Mim o fizestes” .

     Ele merece a nossa confiança. Recordo o testemunho de uma pessoa distinta que foi da nossa sociedade portuguesa. Na sua última crónica, poucas horas antes de morrer, escreveu: “Estou agora num combate mais pessoal, contra um inimigo subtil (a sua doença). Conto com a ciência dos homens e com a graça de Deus, Pai de nós todos, para não ter medo. Seja qual for o desfecho, (da doença dela) como o Senhor é meu Pastor, nada me faltará"[1]. Faleceu essa nobre senhora no dia 6 de Julho de 2011, e a sua crónica apareceu na imprensa no dia seguinte, com este comentário:  “Faz-nos falta” . Uma senhora que mostrou confiança em Jesus, Bom Pastor.

     Jesus, Rei, Senhor, chama-nos a uma vida de fé, fazendo o bem. Disse o Papa Francisco: “os pobres são o nosso passaporte para o paraíso”.[2] A nossa vida deve ser doação. E nós ganhamos com isso, porque ao fazer o bem sentimos grande alegria.

P. António Gonçalves, SDB

[1] Maria Nogueira Pinto, + 2011.

[2] Google: Papa Francisco 19.11.2017

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub