NOSSA SENHORA DO ADVENTO
Oliveira
Partilho o texto da oração de segunda feira do Cardeal Tolentino de Mendonça enviado pelo Ir. Manuel Silva.
(A Oliveira)
Avé Maria, Senhora do Advento, a misericórdia de Deus esplende de forma clara em ti. Bendita és tu entre as mulheres. Em teu seio amadurece a manhã.
Ó Mãe propícia, leve, magnífica e atenta aos amplos pátios da nossa solidão. És aquela que melhor apascenta a nossa sede. Roga por nós que atravessamos o mundo agora. Roga por nós que atravessamos esta hora.
É verdade que carregas a nossa humanidade no fundo do teu colo. E que conheces como ninguém as cidades íngremes por onde passamos, as sirenes empastadas de alarme, o peso do nosso corpo anoitecido.
Mas é no trabalho do amor divino que inteira brilhas, ó Mãe indefesa como um fogo. Passas por nós devagar as mãos protectoras e o tempo desse amor transparente torna brandas as tempestades em que nos consumamos. Chovemos no teu regaço a nudez dos nossos sonhos tatuados a cinza e a vazio.
Mas degrau a degrau, mesmo se cambaleantes, nós subimos quando tu inclinas para nós o olhar. Consola-nos o abraço do teu silêncio em flor e a canção do teu sorriso nos reergue, porque o milagre de Deus se faz fruto no teu ventre. Em ti começa o verbo festivo, prometido e pleno.
Por isso, neste tempo de espera, festejamos já felizes a roda do teu colo.
Cardeal José Tolentino de Mendonça
7.12.2020