Jesus, Bom Pastor
Oliveira
Proposta de Homilia para o 4.º domingo de Páscoa 2021 – ANO B
Irmãs e Irmãos, este quarto domingo de Páscoa apresenta-nos Jesus sob a imagem de Bom Pastor. Vemos n’Ele e só nele a salvação de cada um de nós?
- Jesus Bom Pastor
Evangelho
Iniciamos a reflexão a partir do Evangelho, que nos mostra Jesus nesta bonita imagem: o Bom Pastor. Com uma literatura de agrado e uma teologia com grande amor. Eis a palavra que saiu do Coração de Jesus: “Eu sou o bom Pastor [que] dá a vida pelas suas ovelhas”. Com esta imagem Jesus mostra-nos o seu carinho para cada um de nós, pois se algum se afastasse, Jesus tinha amor para ir à procura dele, diz outro evangelista (Mt 18, 10-14). Que Jesus deu a vida pelas suas ovelhas tornou-se claro na morte de Jesus, no Calvário. A morte de Jesus trouxe-nos a salvação.
Perante isto, dizemos com São Paulo: “Quem nos separará do amor de Cristo?” (Rom 8, 35-39). Para sermos de Cristo, como ovelhas do seu rebanho, é decisivo escutar a sua voz: ”As minhas ovelhas ouvem a minha voz” (Jo 10, 27-29). Ele é o guia para o nosso caminho.
- Jesus Bom Pastor: só nele a salvação
Primeira leitura
Que pregaram os Apóstolos, após Jesus ressuscitado? Que a salvação está em Jesus. Vejamos um facto: Pedro ia com João para o Templo. Viu um pobre aleijado de nascença, e em nome de Jesus, curou-o… No dia seguinte, as autoridades mandaram comparecer os apóstolos no tribunal, e interrogaram-nos. Foi então que Pedro proferiu as palavras que hoje lemos: «Chefes do povo e anciãos: É em nome de Jesus Cristo, que vós crucificastes e Deus ressuscitou, é por Ele que este homem se encontra perfeitamente curado. E em nenhum outro há salvação”. Neste discurso há um apelo à fé em Jesus, que morreu e ressuscitou porque é na fé em Jesus que somos salvos.
Irmãos, nós sabemos que a Europa levou a Fé a muitos continentes. Ela não pode perder este dom de Deus. Precisa de se renovar, segundo as orientações do Papa Francisco, em vários documentos. Lembramos dois: “Laudto Sì”, para salvação da nossa Casa comum, a Terra; e “Fratelli tutti”: para a nossa fraternidade universal.
- Jesus Bom Pastor fez de nós filhos de Deus
Segunda leitura
São João, na Primeira Carta, revela-nos as maravilhas da nossa fé, pela qual nos tornamos filhos de Deus. Diz São João: “Caríssimos, vede que admirável amor o Pai nos consagrou em nos chamarmos filhos de Deus. E somo-lo de facto”.
Irmãos, em Jesus Cristo nós somos esta maravilha, que tanto nos enobrece. Disse o Papa São Leão Magno: “Conhece, ó cristão, a tua dignidade”.
Lembremos, irmãos, que neste domingo do Bom Pastor recordamos o pastor da nossa comunidade paroquial, e recordamos o empenho que nos incumbe de rezar pelas vocações sacerdotais. Assim Jesus nos anime com a sua graça.
P. António Gonçalves (SDB)