Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

24
Abr21

Jesus, Bom Pastor


Oliveira

Proposta de Homilia para o 4.º domingo de Páscoa 2021 – ANO B

Domingo, 25 de Abril de 2021

      Irmãs e Irmãos, este quarto domingo de Páscoa apresenta-nos Jesus sob a imagem de Bom Pastor. Vemos n’Ele e só nele a salvação de cada um de nós?

  1. Jesus Bom Pastor

     Evangelho

     Iniciamos a reflexão a partir do Evangelho, que nos mostra Jesus nesta bonita imagem: o Bom Pastor. Com uma literatura de agrado e uma teologia com grande amor. Eis a palavra que saiu do Coração de Jesus: “Eu sou o bom Pastor [que] dá a vida pelas suas ovelhas”. Com esta imagem Jesus mostra-nos o seu carinho para cada um de nós, pois se algum se afastasse, Jesus tinha amor para ir à procura dele, diz outro evangelista (Mt 18, 10-14). Que Jesus deu a vida pelas suas ovelhas tornou-se claro na morte de Jesus, no Calvário. A morte de Jesus trouxe-nos a salvação.

     Perante isto, dizemos com São Paulo: “Quem nos separará do amor de Cristo?” (Rom 8, 35-39). Para sermos de Cristo, como ovelhas do seu rebanho, é decisivo escutar a sua voz: ”As minhas ovelhas ouvem a minha voz” (Jo 10, 27-29). Ele é o guia para o nosso caminho.

  1.             Jesus Bom Pastor: só nele a salvação

                Primeira leitura

                Que pregaram os Apóstolos, após Jesus ressuscitado? Que a salvação está em Jesus. Vejamos um facto: Pedro ia com João para o Templo. Viu um pobre aleijado de nascença, e em nome de Jesus, curou-o… No dia seguinte, as autoridades mandaram comparecer os apóstolos no tribunal, e interrogaram-nos. Foi então que Pedro proferiu as palavras que hoje lemos: «Chefes do povo e anciãos: É em nome de Jesus Cristo, que vós crucificastes e Deus ressuscitou, é por Ele que este homem se encontra perfeitamente curado. E em nenhum outro há salvação”. Neste discurso há um apelo à fé em Jesus, que morreu e ressuscitou porque é na fé em Jesus que somos salvos.

                Irmãos, nós sabemos que a Europa levou a Fé a muitos continentes. Ela não pode perder este dom de Deus. Precisa de se renovar, segundo as orientações do Papa Francisco, em vários documentos. Lembramos dois: “Laudto Sì”, para salvação da nossa Casa comum, a Terra; e “Fratelli tutti”: para a nossa fraternidade universal.

  1. Jesus Bom Pastor fez de nós filhos de Deus

Segunda leitura

                São João, na Primeira Carta, revela-nos as maravilhas da nossa fé, pela qual nos tornamos filhos de Deus. Diz São João: “Caríssimos, vede que admirável amor o Pai nos consagrou em nos chamarmos filhos de Deus. E somo-lo de facto”.

                Irmãos, em Jesus Cristo nós somos esta maravilha, que tanto nos enobrece. Disse o Papa São Leão Magno: “Conhece, ó cristão, a tua dignidade”.

                Lembremos, irmãos, que neste domingo do Bom Pastor recordamos o pastor da nossa comunidade paroquial, e recordamos o empenho que nos incumbe de rezar pelas vocações sacerdotais. Assim Jesus nos anime com a sua graça.

P. António Gonçalves (SDB)

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub