Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria
Sugestão da homilia da festa da Imaculada Conceição
Oliveira
Maria concebida sem pecado, a cheia de Graça,
sinal dos tempos novos
Irmãos, que significa para nós celebrar a Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria? Significa que Nossa Senhora foi concebida sem pecado original, toda pura.
Para termos plena confiança nesta verdade, o Papa Pio IX, em 8 de dezembro de 1854 declarou como dogma de fé a verdade da Imaculada Conceição, respondendo ao desejo dos cristãos, que olharam para Maria como a cheia de graça, a toda pura, a Imaculada. E declarou em nome da Igreja: “A bem-aventurada Virgem, no primeiro instante da sua conceição, foi preservada imune de toda a mancha de pecado original”.
- Maria Imaculada realiza a profecia do começo da humanidade
Primeira leitura
Para compreendermos este mistério, recordemos: no começo da humanidade, deu-se a tragédia do pecado dos nossos primeiros pais. E por um sentido solidário com essa falta, todos nascemos nessa situação de pecado original. Mas nessa altura Deus abriu uma grande luz, anunciando a Imaculada Conceição com estas palavras, dirigidas à serpente: “Eu porei inimizade entre ti e a Mulher, entre a tua descendência e a descendência dela: esta te esmagará a cabeça” (Gn 3, 15). É o anúncio de Maria, nova Eva.
A Igreja defendeu esta verdade desde os primeiros séculos, S. Justino, Santo Ireneu, e Tertuliano exprimiram-se nesse sentido; a eles se juntaram Santo Ambrósio, Santo Agostinho, e outros. A Virgem Santa Maria, com a sua descendência, o Messias, esmagaria a cabeça da serpente, ou seja, o mal e o pecado.
- Maria Imaculada, Sinal dos tempos novos
Segunda leitura
Irmãos, este sinal de Maria sempre Virgem, Imaculada, é uma voz a chamar-nos para uma vida de pureza. A Carta de São Paulo aos Efésios encanta-nos com uma Bênção de Deus. Diz assim: “Bendito seja Deus… que nos escolheu antes da criação do mundo, para sermos Santos”. Santos com uma vida pura:
Jesus chama-nos a essa vida de santidade com uma das Bem-aventuranças: “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5,8).
Os casais vivem a sua castidade sendo fiéis ao matrimónio, gerando e educando os filhos. Os jovens vivem a castidade não antecipando os direitos do matrimónio. Um exemplo: quando perguntaram ao jovem Domingos Sávio, de 15 anos, para que queria ele os olhos, perante cartazes impróprios, ele teve uma resposta inteligente: “Quero os meus olhos para contemplar o rosto de nossa Senhora quando Deus me chamar”.
- Maria chamada pelo anjo cheia de graça
Evangelho
Irmãos, quando o anjo anunciou a Maria o mistério da incarnação, chamou a Maria não pelo nome dela, mas a “Cheia de Graça”: Ave, ó cheia de graça”. Eu te saúdo, porque és a Imaculada.
Um sinal particular na história cristã: em 1858, quatro anos depois de o Papa ter declarado o dogma de Nossa Senhora Imaculada Conceição, Nossa Senhora veio mostrar em Lurdes o seu agrado por este título. Quando a menina Bernadete andava a apanhar lenha com outras companheiras, junto do rio Gave, ergeu os olhos e ficou encantada com uma linda visão: Nossa Senhora, vestida de branco, com uma faixa azul à cintura, e uma flor em cada pé. E quando Bernadete lhe perguntou: “Quem sois?”. Ela respondeu: “Eu sou a Imaculada Conceição”.
Hoje, quem vai a Lurdes, vê uma longa fila de pessoas a passar por essa gruta, com gosto em tocar na rocha da gruta onde apareceu Nossa Senhora. Ali perto nasceu uma fonte de água, quando Nossa Senhora disse à menina Bernadete, lava-te. Muitos doentes são levados às piscinas. Algumas vezes Deus permite o milagre da cura. Conheço uma pessoa que visitou Lurdes, viu uma senhora a levar uma doente na cadeira de rodas em direção às piscinas, e pediu-lhe: permite-me que eu conduza esta doente? A senhora consentiu, dando alegria a essa pessoa por esse pequeno gesto de amor (p ag).
Portugal mostrou devoção com o gesto do Rei D. João IV, quando pegou na sua coroa e a colocou aos pés da Imaculada Conceição, em Vila Viçosa! Imaculada Conceição: nossa Mãe e Rainha.
P. António Gonçalves, SDB