Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

21
Mai20

Homilia da Ascensão de Jesus Cristo ao Céu


Oliveira

5.ª-feira, dia 21 de maio, 2020

Ascensão do Senhor

Jesus introduz a nossa humanidade no Céu

     Irmãs e irmãos, que nos diz o mistério de Jesus a elevar-se para o céu, ficando os apóstolos a olhar para o alto? Deixou-nos sozinhos? Interessa-nos meditar.

  1. Ascensão: antes da Ascensão

     Evangelho

     O Evangelho de São Mateus mostra-nos Jesus ressuscitado, no dia de Páscoa, a falar aos Apóstolos, e deu-lhes duas grandes orientações:

    A primeira orientação: “Todo o poder me foi dado”. Ora nós queremos confiar no seu poder, mais do que no poder do mudo, mais do que no poder das armas. O poder de Jesus é para nos amar e salva. É n’Ele que devemos colocar a confiança.

     A segunda orientação: “Ide e ensinai todas as nações…a cumprir o que vos mandei”. Indicou-lhes a missão. O que deviam os Apóstolos ensinar? Ensinar JESUS. Quem é Jesus para o mundo, para nós? Ele disse-o como lemos em São João: “O Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14, 6). Ide por todo o mundo, pediu Jesus: para que o mundo tenha caminho…Verdade…Vida... Isto nos confiou Jesus, antes de subir ao Céu: Tenho todo o poder… Ide e ensinai…  JESUS.

  1. Ascensão introduz a humanidade no Céu

Primeira Leitura

a) Jesus subiu ao Céu

Hoje celebramos a Ascensão. O que significa ascensão? Diz-nos São Lucas: Quarenta dias após a Páscoa, Jesus mostrou-se aos Apóstolos, num gesto de subir ao Céu, por entre as nuvens. Jesus subiu ao céu como Deus e Homem. Foi o seu triunfo completo. A Páscoa completada.

b) Com Jesus, a nossa humanidade subiu ao Céu

     Jesus, sendo Deus e Homem, elevou ao Céu a nossa humanidade. As portas do Céu abrem-se para nós, pois a humanidade de Jesus está unida à nossa humanidade. Santo Agostinho explica dizendo: “Jesus nossa cabeça; e nós o seu corpo” (LH: Leitura da Ascensão).   

c) Jesus continua na Igreja

Lembremos outra verdade maravilhosa: Jesus continua a sua presença entre nós. A Igreja continua hoje a ser a presença de Jesus entre nós. A Igreja é Jesus vivo no mundo. Se há pecadores na Igreja, é porque a humanidade é frágil, mas a Igreja é santa: é Jesus connosco. É preciso gravar isto no coração. A Igreja é Jesus ressuscitado no meio dos seus irmãos, sobretudo na Eucaristia, uma presença salvadora. Jesus tinha dito: “ficarei convosco até ao fim dos tempos(Mt 28, 20).  A terra não pode existir sem o Sol; e nós não podemos existir sem a Eucaristia.

  1. Ascensão, presença de Jesus nos pobres e nos que sofrem

     Cito Chiara Lubich sobre esta palavra de Jesus: “Estarei sempre convosco”. Diz a fundadora do movimento Focolares: «Jesus esconde-se no pobre, no desprezado, no pequeno, no doente, em quem necessita de amor”. … O nome de Jesus é Emanuel (cf. Mt 1, 23), quer dizer, “Deus connosco”». E segundo o olhar de Chiara Lubich, Jesus está nos pobres.

     Só vemos bem com o coração, só vemos bem com a Fé. Com fé em Jesus ressuscitado temos a força divina em nós. Algumas vezes precisamos de fortaleza. Refiro um facto histórico sobre esta coragem da fé. Refere-se ao tempo em que Hitler invadiu a Polónia. Em setembro de 1940, Francisco Kesy e mais quatro companheiros do Oratório (Centro Juvenil Salesiano) foram acusados de pertencer a uma organização ilegal. Foram torturados e condenados à morte. Enquanto estavam na prisão rezavam, com fé, animando os presos. A sua fé jamais vacilou. Jovens estudantes. Foram martirizados no dia 24 de Agosto de 1942. O relato deste martírio e as fotos dos jovens encontram-se na internet com as palavras: cinco jovens  mártires na Polónia. Por que foram corajosos? Jesus estava com eles. É Jesus na Igreja. É a Igreja em Jesus. Jesus continua presente no meio de nós.

Pe. A. G. (SDB)

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub