Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

09
Jan21

Festa do Baptismo do Senhor


Oliveira

Batismo do Senhor

e nossa Filiação divina

10 de JANEIRO DE 2021 - ANO B

 Irmãs e Irmãos, que nos diz João Baptista na sua grande missão ao baptizar as pessoas?

  1. Baptismo do Senhor anunciado por Isaías

Primeira leitura

O profeta Isaías apresenta-nos um personagem como “Servo”. Chama-lhe “eleito, enlevo, escolhido por Deus para abrir os olhos aos cegos, tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão os que habitam nas trevas”. Este personagem apresentado por Isaías como “Servo” é uma figura que os cristãos vêem como o Messias. Ele é o “Eleito de Deus… que veio ao encontro dos homens com a missão de trazer esses bens anunciados: abrir os olhos aos cegos, tirar do cárcere os prisioneiros, “servo” que morreu e ressuscitou”.

Não será este “Servo” um chamamento para cada um de nós, no seguimento de Jesus libertador, servindo-se de nós para formar o seu Reino? O mundo precisa de quem lhe abra os olhos, tire do cárcere os prisioneiros, dê luz a quem anda nas trevas. O profeta Isaías viu ao longe o Messias, o eleito de Deus, que se fez baptizar por João Baptista.

  1. Baptismo de Jesus e da humanidade

     Evangelho

     Temos diante de nós o profeta João Baptista, nas margens do rio Jordão, com uma fila de pessoas, que se dirigem a ele para serem baptizadas. Essas pessoas entram na água do rio, arrependem-se dos pecados, recebem o baptismo de João e sentem-se perdoadas.

     Por que se apresenta Jesus a pedir o Baptismo, sendo Ele o Filho Santíssimo de Deus? João podia fazer-lhe esta pergunta: “Mas, Senhor, que vens cá fazer? Tu és o Messias”… Porém, Jesus apresentou-se como “Servo” de Deus.

Jesus recebeu o Baptismo de João para tirar o pecado do mundo. Tornou-se nosso irmão, para sermos seus irmãos, para sermos filhos de Deus.

Diz São Gregório de Nazianzo: “Mas depois Jesus sobe das águas, elevando consigo o mundo inteiro, e vê abrirem-se os céus de par em par…” [1],  Este pensamento é muito belo.

No Evangelho de S. Marcos encontramos esta expressão: “ao subir das águas, viu os céus rasgarem-se, e o Espírito, como uma pomba, descer sobre Ele”.  Jesus “viu os céus rasgarem-se”. Esta expressão mostra que a separação entre os Céu e a Terra acabou… E em Jesus, os céus estão abertos porque a sua humanidade é a nossa, e por Ele, os céus estão abertos.[2]     

     Quando Jesus foi baptizado, viu o Espírito Santo em forma de pomba, descer sobre Ele. E ouviu-se uma voz vinda do céu: “Este é o meu Filho muito amado, meu enlevo”. Era a voz do Pai, a declarar Jesus seu Filho amado.

     Deus dirige também a nós, a mim, a ti essa palavra: “Meu filho muito amado”. Deus deseja aproximar-se de nós. Nele está a humanidade nova. Nós entramos na Trindade. A nossa dignidade cristã é de valor divino. Mistério do seu amor. 

  1. Baptismo do Senhor para todas as pessoas com fé

Segunda leitura

     Os Actos dos Apóstolos mostram-nos São Pedro a fazer um discurso na Casa de Cornélio, que era um centurião romano bom e piedoso, e ajudava os Judeus. São Pedro resolveu baptizá-lo e baptizar as pessoas que estavam com ele. Nas palavras de São Pedro vemos que Deus não faz acepção de pessoas, veio para todos os que mostram fé na sua palavra. Jesus veio para todos. Um grande motivo de alegria. Podemos tirar daqui uma lição, como vemos também na Carta Encíclica “Fratelli tutti”, do Papa Francisco, sobre a fraternidade e a amizade social.  

     Celebrando o Baptismo do Senhor terminamos o tempo de Natal, e o espírito do Natal deve continuar no tempo comum: Deus connosco.

P. A. Gonçalves, SDB

[1] Liturgia das Horas,  vol 1, Batismo do Senhor, 2ª leitura.

[2]  Cf. Manuel Clemente, O Evangelho e a Vida, ano B, p. 50).                                                                                                                                                                                                                                                    

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub