Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

28
Abr20

EUTANÁSIA: ELES INSISTEM! E NÓS CÁ ESTAMOS


Oliveira

Na sequência da reflexão que na COPAEC foi feita sobre a EUTANÁSIA, estejamos alertados e sejamos coerentes e audazes.

O inimigo não dorme

Perante a esperada intensificação da luta (desesperada) contra a vida, e porque é grave baixarmos os braços – ‘A indiferença é o maior dos pecados da sociedade atual' - a COPAEC reencaminha e transcreve o e-mail recebido de um combatente, desde a primeira hora, em defesa da vida.

(AGPires)

Caros amigos

No Público de Sábado (25-Abril) uma página inteira era titulada: Partidos pró-eutanásia mantêm-se firmes quanto à despenalização. Esta noticia vem na sequência de declarações que já divulguei a 7-Abril e também da noticia do JN: “Pandemia usada como arma para travar eutanásia” que envio em anexo. Na mesma linha também a Margarida Neto refere a ligação entre os dois temas na sua entrevista à Ecclesia. Ou em especial quanto aos idosos e ao Covid 19 os artigos Por favor não matem os velhinhos (do José Maria Seabra Duque) e o A mumificação social coletiva: finalmente a abertura (do Pedro Afonso). Este último sendo o presidente dos Médicos Católicos que emitiram há dias o documento “Cuidados de Saúde durante a pandemia Covid-19” cuja leitura recomendo. Por fim e no que respeita a artigos é necessário estar atento aos artigos (muitos de nossos Mandatários na petição de referendo) que vem sendo publicados no site da Comissão Diocesana de Cultura de Aveiro (é mesmo de subscrever a respectiva Newsletter!), a Cuidados paliativos, doentes crónicos e Covid-19: oportunidade perdida? (da Isabel Galriça Neto) e, por fim, A vida tem mais encanto no serviço aos outros e Atos de heroísmo, reconhecimento e seus efeitos (ambos de Eugénio Viassa Monteiro).

De uma trágica decisão do Supremo Tribunal da Holanda falam: Supremo tribunal holandês esclarece que eutanásia é legal em casos de demência graveOlanda: sì all'eutanasia dei dementi e Dutch Supreme Court uses forced euthanasia case to expand permission to kill patients. Incrível!!

Parece estar a chegar ao fim o confinamento mas com promessa de uma vida completamente diferente do que era dantes…

As batalhas implicam despesas e para as suportar, a solidariedade pratica-se…

(A COPAEC, do pouco que tem vai contribuir, deixando aos Associados e a quem nos lê a liberdade para transferirem o que puderem por esta BOA CAUSA pela VIDA.)

A.G. Pires

Para a semana começamos a retomar os nossos trabalhos. Entre eles o de pagar o que devemos e começar a planear o que aí vem e quanto nos vai custar…até hoje recebemos € 2.872,00 (25 donativos entre os 10 e 1.000 euros) e estamos por isso perto de poder pagar o que devemos (€ 3.571,00). Está quase…! E depois temos de começar a amealhar para a batalha que nos espera (que não provocaremos, mas à qual não fugiremos) e que não nos custará menos do que 10 mil euros. Por isso pedimos mais uma vez: cada um diga do seu bolso (tenha este o tamanho que tiver) o quanto é para si importante contribuir para este combate. E pode fazê-lo pelo IBAN PT50 0023 0000 4559 4895 2039 4 (em nome de Rui Gonçalves). Obrigado!

E least but not last: façam-nos chegar os vossos comentários sobre o site da campanha portuguesa Afirmar Dignidade e também as vossas reflexões sobre esta crise do Covid-19 e o tema da eutanásia. Temos que começar a construir um pensamento que nos habilite a partir para o combate com ideias frescas e que nos permitam não perder a experiência colectiva que fizemos!

Um abraço a todos do

Antonio Pinheiro Torres

(Anexo: notícia do JN)

Pandemia usada como arma para travar eutanásiaPartidos recusam repto para retirar os cinco projetos de lei que estão a ser analisados na especialidade

Federação pela Vida diz que, depois da crise, "não faz sentido" pedir aos médicos que "matem pessoas nos hospitais". Partidos não recuam.

A Federação Portuguesa pela Vida (FPV) desafia os cinco partidos com projetos de lei sobre a eutanásia a retirarem os diplomas. Para o vice-presidente da FPV, António Pinheiro Torres, "não faz sentido" pedir aos médicos "que matem pessoas nos hospitais", depois de terem andado a lutar pela vida, sobretudo dos mais idosos, durante a pandemia da Covid-19. PS, BE, PEV, PAN e Iniciativa Liberal (IL) recusam o repto e garantem que o processo legislativo será retomado, assim que o Parlamento esteja a funcionar em pleno.

"Parece-nos que depois disto, da consciência de que os profissionais de saúde estão a dar pela vida de todos, com a consciência mais viva do abandono dos idosos, é natural que sejam retirados os projetos de lei", defende António Pinheiro Torres, adiantando que foi com essa expectativa que a FPV suspendeu o processo de pedido de um referendo à eutanásia, que já conta com 76 mil assinaturas. "Não faz sentido pensar que, depois disto, vamos pedir aos profissionais de saúde que matem as pessoas nos hospitais. Não se justifica", reforça o vice-presidente da FPV, adiantando que, depois da retoma da normalidade dos trabalhos parlamentares, a Federação vai fazer "um convite aos partidos para repensarem o assunto".

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub