EUTANÁSIA
Em debate na Assembleia da República
Oliveira
(Carta envida pelo Dr. António Pinheiro Torres)
Caros amigos,
Na sequência do último alerta quanto ao arranque dos trabalhos da especialidade dos projectos de eutanásia (ver noticia em anexo), pedimos uma audiência ao presidente do Parlamento para fazer a entrega da nossa Iniciativa Popular de Referendo #simavida, o que deverá ter lugar para a semana. Disso deu notícia o Sol e o comunicado da Federação Portuguesa pela Vida, em anexo. Mantêm-se no entanto a reunião de dia 18 de Junho do grupo de trabalho da eutanásia, pelo que é urgente que as organizações que ainda não o fizeram, peçam sem demora para ser ouvidas no parlamento (enviarei a respectiva minuta a quem me pedir e todos os contactos necessários). Como urgente é que nos enviem sem demora as assinaturas que ainda têm em vosso poder para que as possamos juntar ás já contadas (86 mil) e ás que estamos ainda a contar, e entrega-las todas ao presidente da Assembleia da República, possivelmente no fim da próxima semana!
Entretanto há muito material a usar, a começar pelo extraordinário discurso de ontem do Cardeal Tolentino Mendonça (texto em anexo) assim como esta sua entrevista à Rádio Renascença. Quem tiver ouvidos, ouça…!
Também sobre esta circunstância do regresso da eutanásia em tempos de pandemia, importa ler estas declarações de hoje (11-Junho) do Patriarca de Lisboa e já estes artigos (precisamos de mais!) dos nossos mandatários: A eutanásia e a falência da Razão (Luis Silva no Correio do Vouga), Desconfinados e desmascarados (Anselmo Borges no DN), As lições da pandemia e a eutanásia (Pedro Vaz Patto no Observador), Ética de cuidado – ética de complementaridade em tempo de COVID-19 (Carlos Costa Gomes do Centro de Estudos de Bioética) e Covid-19 – Eutanásia 20 (Isilda Pegado na Voz da Verdade) em anexo.
Chamo também a atenção para a colectânea em anexo, de artigos do Carlos Aguiar Gomes (da Associação Famílias), a entrevista de Ana Sofia Carvalho (do Instituto de Bioética) e Da COVID-19 à eutanásia – intersecções e esclarecimentos (de Tiago Azevedo Ramalho).
Finalmente: mercê de um generoso donativo de € 500,00, passámos a dispor de € 761,00. Dá para pequenas despesas mas não para uma campanha de publicidade nos jornais e nas ruas…quem quiser que esta campanha cresça em visibilidade e nesse sentido, não hesite em no-lo fazer saber através de um contributo para o PT50 0023 0000 4559 4895 2039 4 (transferências em nome de Rui Gonçalves). Obrigado!
Um abraço a todos lembrando que só perde, quem desiste de lutar, do
Antonio Pinheiro Torres
(Activista da Federação Portuguesa Pela Vida)