Cultura e Pastoral da Cultura - Actualidade
Novas sugestões de leitura
Oliveira
A Terra beijada pela luz
Será difícil contemplar intensamente a oratória "Paulus" sem entrar no espírito do mistério do ser e da razão que nela se expressa. A menos que se entenda a arte simplesmente como puro entretenimento social ou consumo cultural sem pensamento nem contemplação. A arte dá que pensar! Não é possível entender esta oratória como “arte pela arte”, sem ter em conta o seu contexto religioso, sem a inspiração original que lhe deu origem.
Vírus: Para quê viver?
Não haverá, em todas estas lutas contra a doença e a morte, mormente nesta ação antipandémica tendencialmente universal, a sombra de uma qualquer crença em algo que faça realmente sentido porque transcende a triste entropia endocósmica? O amor e o bem-comum que propicia só fazem real sentido num horizonte em que tal ação ressoe infinita e eternamente. Que o ano de 2021 seja um ano de vida.
Pensar a virgindade de Maria
A palavra bíblica não narra a conceção e o nascimento de Jesus como se estivesse a vê-los por fora. Narra o que a fé apostólica via por dentro desse acontecimento histórico: via o seu sentido teológico. A palavra da fé não perguntava sobre um facto biológico extraordinário e humanamente impossível. O que a fé via está para além do modo como possam ter acontecido a conceção e o nascimento de Jesus ao nível físico, biológico, ginecológico.
Agenda
Sugestões de cristianismo e cultura.
Conferência Episcopal Portuguesa
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura