Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

02
Out20

Cultura e Pastoral da Cultura - Actualidade

Sugestões de leitura de hoje


Oliveira

Prosseguindo com o nosso intuito de facultar aos leitores da COPAAEC algo mais de interesse, com a devida vénia transcrevemos do site do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura quanto segue.

(AGPires)

Leitura: “Capela Imaculada. As pinturas”

A contemplação subjetiva que perpassa as telas não consiste necessariamente numa tentativa de fazer da fé uma experiência pessoal, mas ajuda a que assimilemos, num plano muito pessoal, aqueles relatos, o que aumenta a sua complexidade. Ampliar as mãos que seguram a rede, Maria que olha os pés de Jesus crucificado, ou a mão de Maria que segura ternamente o Menino Jesus tem um significado que se torna claro na austeridade da forma-linguagem escolhida, e que facilmente encontra tradução nas experiências e sentimentos de cada um.

Saiba mais

António Hartwich Nunes

António Hartwich Nunes – ele próprio o escreveu – foi «poeta sem querer». É como se a poesia e a condição de poeta não tivessem sido um exercício da vontade, mas uma imposição da sensibilidade. A sua poesia convoca-nos para o reduto de uma intimidade sensível, uma lírica que ondeia entre a inspiração quinhentista – bucólica – e o verso ocasionalmente errático, displicente, indisciplinadamente moderno. Já perto do fim da sua vida, desterrado no Grande Sanatório do Caramulo, teve ainda forças para escrever: «Olha, Ónio,/ queres que te diga mais?/ Faz-te poeta do hoje e do ontem!/ Faz-te poeta do hoje!/ Faz-te poeta!/ Faz-te!»

Saiba mais

“Via Cruxis”, de Ilda David’: A Bíblia em texturas, brilhos e pedras de mil cores [Imagens+Vídeo]

A paróquia de S. Tomás de Aquino, Lisboa, acolhe este sábado a bênção da obra “Via Cruxis”, de Ilda David’, em celebração presidida por D. Américo Aguiar, um dos bispos auxiliares do patriarcado. «Utilizando a mesma técnica dos painéis do presbitério, Ilda David’ «coloca lado a lado pequenas tesselas de diferentes cores, que constroem as imagens alusivas às 14 estações com as personagens, os gestos e os objetos que conhecemos da via sacra e que são os elementos principais de cada painel». A artista gravou na pedra dezenas de episódios bíblicos, que revelam «uma leitura profunda e conhecedora do Antigo e do Novo Testamento».

Saiba mais

(Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura)

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub