Cultura e Pastoral da Cultura - Actualidade
Sugestões de leitura de hoje
Oliveira
Prosseguindo com o nosso intuito de facultar aos leitores da COPAAEC algo mais de interesse, com a devida vénia transcrevemos do site do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura quanto segue.
(AGPires)
Leitura: “Capela Imaculada. As pinturas”
A contemplação subjetiva que perpassa as telas não consiste necessariamente numa tentativa de fazer da fé uma experiência pessoal, mas ajuda a que assimilemos, num plano muito pessoal, aqueles relatos, o que aumenta a sua complexidade. Ampliar as mãos que seguram a rede, Maria que olha os pés de Jesus crucificado, ou a mão de Maria que segura ternamente o Menino Jesus tem um significado que se torna claro na austeridade da forma-linguagem escolhida, e que facilmente encontra tradução nas experiências e sentimentos de cada um.
António Hartwich Nunes
António Hartwich Nunes – ele próprio o escreveu – foi «poeta sem querer». É como se a poesia e a condição de poeta não tivessem sido um exercício da vontade, mas uma imposição da sensibilidade. A sua poesia convoca-nos para o reduto de uma intimidade sensível, uma lírica que ondeia entre a inspiração quinhentista – bucólica – e o verso ocasionalmente errático, displicente, indisciplinadamente moderno. Já perto do fim da sua vida, desterrado no Grande Sanatório do Caramulo, teve ainda forças para escrever: «Olha, Ónio,/ queres que te diga mais?/ Faz-te poeta do hoje e do ontem!/ Faz-te poeta do hoje!/ Faz-te poeta!/ Faz-te!»
“Via Cruxis”, de Ilda David’: A Bíblia em texturas, brilhos e pedras de mil cores [Imagens+Vídeo]
A paróquia de S. Tomás de Aquino, Lisboa, acolhe este sábado a bênção da obra “Via Cruxis”, de Ilda David’, em celebração presidida por D. Américo Aguiar, um dos bispos auxiliares do patriarcado. «Utilizando a mesma técnica dos painéis do presbitério, Ilda David’ «coloca lado a lado pequenas tesselas de diferentes cores, que constroem as imagens alusivas às 14 estações com as personagens, os gestos e os objetos que conhecemos da via sacra e que são os elementos principais de cada painel». A artista gravou na pedra dezenas de episódios bíblicos, que revelam «uma leitura profunda e conhecedora do Antigo e do Novo Testamento».
(Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura)