Cultura e Pastoral da Cultura - Actualidade
Novas sugestões de leitura
Oliveira
A COPAAEC agradece quanto extracta da página da Pastoral da Cultura para possibilitar aos leitores do blog que não acederam a tão excelentes textos.
(A. G. Pires)
Cristianismo: Beleza sim,
luxo e vanglória não
Por vezes, a vaidade torna-se uma tentação também na Igreja, e por isso o Concílio Vaticano II recordou que «os ritos devem resplandecer pela sua nobre simplicidade», e as «vestes e os ornamentos sagrados pela nobre beleza». Há um estilo absolutamente decisivo na vida da Igreja, o estilo que deve significar sempre a glória de Deus na simplicidade e na beleza que não ofuscam, que não confundem os pobres e os necessitados.
Universidade Católica
lança concurso de fotografia
baseado na “Laudato si’”
A encíclica “Laudato si’”, do papa Francisco, sobre o cuidado da casa comum, inspira o concurso de fotografia que a Universidade Católica, através da Escola das Artes, propõe até 6 de setembro. A frase «há um mistério a contemplar numa folha, numa vereda, no orvalho, no rosto do pobre», é a pedra angular do concurso, que se dirige a estudantes, colaboradores, professores e amigos da Católica, e que dará ao vencedor uma árvore para plantar.
Cinema: “Fátima” chega a 13 de agosto [Vídeo]
Harvey Keitel, Sónia Braga, Joaquim de Almeida e Lúcia Moniz são alguns dos atores que integram o filme “Fátima”, coprodução norte-americana e portuguesa do cineasta italiano Marco Pontecorvo, que chega às salas de cinema em Portugal a 13 de agosto. «Naquele momento horrível – e nós também estamos a viver um momento horrível –, com a primeira guerra mundial a acontecer, com todas aquelas pessoas na pobreza, doença e tudo o mais, Lúcia conseguiu, com a sua força e as suas crenças, reunir 70 mil pessoas, ou algo como isso, para rezar pela paz», destaca o cineasta.
John Hume, o rosto pacífico e moderado
do catolicismo da Irlanda do Norte
Longos foram os anos de discriminação ao longo dos quais foi impedido de trabalhar, por causa do seu catolicismo, e difícil foi também a luta interior para não recorrer à violência perante a profunda injustiça da privação de direitos civis submetida aos fiéis da Igreja de Roma. Foi esta dedicação plena à não-violência que tornou Hume, nas palavras proferidas hoje, dia em que faleceu, aos 83 anos, pelo ex-primeiro-ministro Tony Blair, um «verdadeiro visionário que se recusou a acreditar que o futuro tem de ser igual ao passado». O atual primeiro-ministro, Boris Johnson, definiu-o como «um gigante político», que perseguia os seus objetivos «apenas através de meios pacíficos e democráticos».
Depois da Ucrânia, a Rússia:
Mil bebés esperam pelo afeto dos pais
Mil bebés nascidos de “barrigas de aluguer” a partir de fevereiro, quando começou a emergência devida ao coronavírus, aguardam em cidades russas a reabertura de fronteiras, que permitirá aos pais que recorreram à denominada gestação de substituição levá-los com eles. Uma mãe que deu à luz em maio afirmou que a ausência da família foi emocionalmente complicada, e, possivelmente, para evitar criar laços com a criança que, mais cedo ou mais tarde, teria de entregar, recusou cuidar dela, e por isso o bebé foi confiado aos cuidados de uma baby-sitter.
(Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura)