Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

31
Jul20

Cultura e Pastoral da Cultura - Actualidade

Novas sugestões


Oliveira

A COPAAEC agradece quanto extracta da página da Pastoral da Cultura para possibilitar aos leitores do blog que não acederam a tão excelentes textos.

(A. G. Pires)

O dom de ter uma pessoa boa junto de nós

Se tivesse de escolher a mais essencial entre todas as qualidades a procurar na pessoa com quem partilhar a vida, direi que a coisa, em absoluto, mais importante seria encontrar, se possível, uma pessoa boa. Não que sejam irrelevantes a beleza, a inteligência, o espírito empreendedor, a capacidade de ter sucesso; mas nenhuma destas qualidades, por si só, é a crucial na vida em comum.

Saiba mais

Deus é importante na tua vida?

Qual é a relação entre acreditar em Deus e comportamento moral? E quanto são importantes Deus e a oração na vida das pessoas? O Pew Research Center (EUA) colocou estas perguntas, em 2019, a 38 426 pessoas em 34 países. Os resultados apontam para respostas diferenciadas de acordo com a região do globo, o rendimento, a instrução e tendências políticas.

Saiba mais

Mulheres crucificadas pela prostituição:

Como pensamos e usamos quem é fraco

«Experimentai caminhar também vós, como irmãos e irmãs, pela estrada das mulheres compradas e vendidas como escravas do sexo. Faço-o há 30 anos, e compreendi que a abominação do tráfico de seres humanos, antes de se revelar um negócio para as organizações criminosas, é um “habitus mentis”. Isto é, uma maneira de pensar o mais fraco, na esteira de uma envenenada mentalidade que está na base de um processo do qual só vemos a triste ponta do icebergue.» Testemunho no Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas.

Saiba mais

Entrar é um trauma. Sair também pode ser

Quase todos os dias vejo entrar novos detidos, mas vejo também aqueles que saem, com as suas bolsas e sacos pretos, iguais aos do lixo. Há quem vá para uma comunidade, outros para casa, e há quem se torna livre. Mas se quem vai para casa ou para uma comunidade já tem algumas certezas sobre o seu futuro próximo, muitos “libertos” não têm nenhuma. Para muitos deles, aliás, só há um grande ponto de interrogação: para onde ir?

Saiba mais

Quer abrir as portas de uma igreja fechada?

Agora já pode: basta tocar no telemóvel

Depois de descarregar a aplicação (“app”), o utilizador regista-se e agenda a visita gratuita. Chegado ao local, no horário selecionado, basta enquadrar um código QR (“QR Code”) no telemóvel para abrir a porta da igreja. «A beleza é uma ajuda para acreditar na vida: para isso é importante que o projeto Igrejas de portas abertas continue e cresça», declarou o bispo de Pinerolo, em Itália.

Saiba mais

Pão de Deus dado e doado

Evangelho do pão que trasborda das mãos, dos cestos. Sinal a proteger com particular cuidado, narrado por seis vezes pelos Evangelhos, repleto de promessas e profecia. O milagre do pão é narrado como uma questão de mãos. Então, abre as tuas mãos. Qualquer que seja o pão que podes dar, não o retenhas, abre a mão fechada. Imita o rebento que se entreabre, a semente que se fende. Meditação sobre o Evangelho do próximo domingo.

Saiba mais

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub