Cultura e Pastoral da Cultura - Actualidade
Novas sugestões de leitura
Oliveira
Paul Valéry: Poesia é a tentativa de representar em linguagem lágrimas, carícias, beijos, suspiros
Na madrugada de 5 de outubro de 1892, o poeta, escritor e filósofo francês (a 20 de julho passam os 75 anos da morte) decide repudiar os ídolos da literatura para consagrar a sua vida àquilo que indicou como «a via do espírito». Esta decisão é atestada nos seus “cahiers”, diários nos quais anotava, a cada manhã, as suas reflexões. A linguagem, em Valéry, estabelece uma ordem precisa, e essa ordem necessita da palavra, a única e fazer-se «sábia e universal».
Estátua do Padre António Vieira: «Retrato superficial», «não tem qualidade estética que a absolva»
Transmitir mais espessura e densidade, destacar outras vertentes, porventura mais significativas para a contemporaneidade: estas são algumas das perspetivas suscitadas ao padre João Sarmento e ao curador Paulo Pires do Vale pela escultura do Padre António Vieira, em Lisboa. «Qual é a forma como desejamos este homem sem sermos anacrónicos?» «Se nenhuma iconografia diz a biografia toda, esta diz uma percentagem muito reduzida da personagem.» «A imagem está carregada de símbolos que não foram acautelados.»
A paciência de Deus e a impaciência dos cristãos
Toscos como somos, e também algo autorreferenciais, corremos o risco de julgar os outros pelo nosso ponto de vista, apelando a convicções profundas, enraizadas, que, se exasperadas, se tornam ideologia, isto é, ideia erguida a dogma intangível, à qual se sacrificam inclusive vidas humanas. E pouco importa se essas ideias são inspiradas em Deus – aliás, será pior se o forem. Na História, nós, cristãos, cometemos abominações, fazendo o exato contrário daquilo que o Evangelho ensinava… referindo-nos ao Evangelho! Precisamos, antes, de um pouco de bom senso e de sã prudência, a fim de moderar o zelo da destruição e da solução final que todos trazemos no coração, belicosos como somos na nossa profundidade. A aparência engana, e Deus sabe-o bem.
Quem anda à procura dos defeitos alheios não é bom colaborador de Deus, diz papa [Vídeo]
As palavras de Francisco foram proferidas antes da oração do Angelus, no Vaticano, a propósito da leitura do Evangelho proclamada nas missas deste domingo, em que Jesus apresenta a parábola do trigo e do joio. «Se Jesus veio procurar os pecadores mais do que os justos, para curar os doentes ainda antes do que os sãos, também a ação nossa, seus discípulos, deve ser direcionada não para suprimir os malvados, mas para os salvar», apontou.
Vaticano: Nova constituição e cardeais com mais de 75 anos fazem antever muitas alterações e nomeações
A nova constituição sobre a Cúria Romana, que implicará alterações na orgânica de congregações e conselhos pontifícios, e o facto de muitos dos cardeais responsáveis por dicastérios terem ultrapassado os 75 anos fazem entrever várias mudanças nas chefias dos cargos mais importantes na estrutura do Vaticano. A Cultura, com o cardeal Ravasi, inclui-se neste amplo pacote de previsíveis alterações, a par de sectores responsáveis pela nomeação de bispos, disciplina dos sacramentos, educação e causas dos santos.