Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

17
Set22

Cultura e Pastoral da Cultura - Actualidade

Novas sugestões de leitura


Oliveira

Dos ricos conteúdos do site do SNPC, respigamos, com a devida vénia o que segue:

(A. G. Pires)

João Manuel Duque: Intervenção no Acto de Entrega do Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes

O discurso teológico não é, em primeiro lugar, apenas para ambientes eclesiais e relativo a problemas tipicamente eclesiásticos – que muitas vezes se pervertem no seu umbiguismo estéril. Depois, e talvez por efeito do discurso teológico, as próprias comunidades eclesiais, e toda a estrutura da Igreja, tem de estar permanentemente envolvidas e interessadas nas questões significativas da humanidade, sobretudo naquelas que tocam a convicção fundamental do que seja humano e do que seja o seu sentido sobre a Terra. A ideia clara e distinta de um dentro e um fora da Igreja – ou do mundo – é altamente problemática, por ser demasiado dualista. Distinguir é benéfico e mesmo necessário; separar é, normalmente, prejudicial ou mesmo perigoso.

Saiba mais

João Manuel Duque: Quando o cristianismo constrói cultura

O primeiro teólogo a ser reconhecido pelo Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes soube trazer «de forma aberta o seu contributo para um “diálogo político ecuménico”, um modelo que assume o pluralismo como modo de realização da democracia contra a unilateralidade arrogante do laicismo. «Também aqui João Manuel Duque pode e deve ser convocado. Partindo da essencialidade da cultura – “elemento chave da compreensão do ser humano” – recorda que “mesmo enquanto actividade especificamente eclesial – como o prova a história da Igreja, sobretudo da sua liturgia” – o cristianismo constrói cultura, prestando com isso um importante serviço a toda a humanidade”.»

Saiba mais

Teologia deve trabalhar «na fronteira com outras perspectivas da realidade»

João Manuel Duque considera que a «função» dos teólogos é «trabalhar, não só no âmbito académico dos saberes, mas também na fronteira com outras perspectivas da realidade». «Para que queremos nós que as pessoas saibam coisas se não ajudam os humanos a viver de forma mais humana ou a preparar um futuro mais interessante?». E sublinha: «Assim, a Teologia ajuda a que a fé cristã dê um contributo significativo para esse problema que é de todos os humanos. Se isso não se verificar, então não faz sentido a fé cristã nem faz sentido a Teologia».

Saiba mais

Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes para João Manuel Duque : 10 imagens

Acto de Entrega do Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes, edição de 2021, a João Manuel Duque, realizado a 15 de Setembro de 2022, no Espaço Vita, em Braga.

Saiba mais

Os dias do tempo

(16.9.2022) [Imagem Áudio]

«Se pregamos que Cristo ressuscitou dos mortos, porque dizem alguns no meio de vós que não há ressurreição dos mortos? Se Cristo não ressuscitou, é inútil a vossa fé.» Palavras, imagens e música para dar sentido às horas deste dia 16 de Setembro.

Saiba mais

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub