Cultura e Pastoral da Cultura - Actualidade
Novas sugestões de leitura
Oliveira
Dos ricos conteúdos do site do SNPC, respigamos, com a devida vénia o que segue:
(A. G. Pires)
Teólogo João Manuel Duque distinguido com Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes
João Manuel Duque, pró-reitor da Universidade Católica Portuguesa, presidente do Centro Regional de Braga da mesma instituição e professor catedrático da sua Faculdade de Teologia, foi distinguido com o Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes, atribuído pela Igreja católica através do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura. O currículo de João Manuel Duque, «figura marcante da cultura portuguesa», desvela um «cruzador de fronteiras», lê-se na declaração do júri.
João Manuel Duque: A teologia a partir do mundo, no meio do mundo, para o bem de todos
«[O prémio] é uma espécie de eco a partir do exterior daquilo que eu sempre considerei que deveria ser a teologia e que sempre tentei praticar como teólogo, que é um trabalho a partir do mundo, no meio do mundo, mergulhado no mundo, e, sobretudo, no mundo da cultura.» «A teologia tem de evitar dois extremos: ser demasiado presunçosa, orgulhosa, como se tenha a verdade toda para dizer às pessoas» - antes, deve ter «humildade» e dar o seu contributo «com todos os outros»; mas também «não se pode retrair nem pode ter preconceito de inferioridade, como se não tivesse cidadania de contributo para o bem de todos.»
Imagina que era o teu filho
É um filho. Sabes, quando são grandes como bonecos de bebé, só com quatro dentes que se veem quando a boca se entreabre num sorriso. Sabes, quando avançam, incertos e orgulhosos nos primeiros passos, para as nossas mãos. Um esforço, mínimo, de imaginação e de identificação: não o vês? Era um filho, é um filho. Precisamente como os nossos.