Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

05
Ago21

Cultura e Pastoral da Cultura - Actualidade

Outras sugestões de leitura


Oliveira

Dos ricos conteúdos do site do SNPC, respigamos, com a devida vénia o que segue:

(A. G. Pires)

Os dias do tempo : 4.8.2021 [Imagem+Áudio+Vídeo]

«Mulher, é grande a tua fé. Faça-se como desejas»: Palavras, imagens e música para dar sentido às horas desta quarta-feira.

Saiba mais

Monge nonagenário desenhou a encíclica “Fratelli tutti” [Imagens]

«Falamos muito e dizemos muitas palavras frouxas, sem estética, ideológicas», considera Antonio Oteiza. «Utilizamos constantemente as palavras como veículos de transmissão, mas também a arte o é, e a Igreja do século XXI usa muitas palavras, mas poucas imagens». Neste contexto, «pensei que podia colaborar em algo, a partir da imagem, nessa transmissão que o papa faz da fraternidade, tão primária nas nossas vidas», assinala com lucidez invejável. «Fui preenchendo com acrílicos alguns cartões, e no final vi que o programa era muito afetivo, e supus que os bons discursos devem acompanhar-se de imagens, porque com elas tudo fica melhor guardado na memória».

Saiba mais

Comer juntos torna-nos humanos

Quer convidemos quer sejamos convidados, estar à mesa é sempre celebração de um laço: amor ou amizade, fraternidade ou aliança. Nisto devemos aprender muito dos judeus, porque na sacralidade que reconhecem à refeição, e a circunstância e a festa pela qual a refeição se celebra, ensinam-nos em relação ao alimento e aos comensais o exercício da atenção e da escuta para mobilizar todos os sentidos, o maravilhamento para suscitar admiração, o respeito para reconhecer a maternidade da terra, a ação de graças para nos abrirmos à partilha e, por fim, o alegrarmo-nos juntos. E isto vale tanto para quem cozinha como para quem depois partilha e come o que foi preparado, fruto da terra depois transformado pela cultura.

Saiba mais

Papa reaparece em boa forma e sublinha que Evangelho não é mercadoria que se vende ao desbarato [Imagens+Vídeo]

O papa voltou hoje às audiências gerais semanais, após a habitual interrupção em julho e exatamente um mês depois da operação cirúrgica a que foi submetido, aparentando boas condições de saúde, mostrando-se ágil, atento e reativo. «Ou tu recebes o Evangelho como é, como foi anunciado, ou recebes outra coisa. Mas não se pode negociar, com o Evangelho. Não se pode descer a compromissos: a fé em Jesus não é mercadoria a regatear: é salvação, é encontro, é redenção. Não se vende barato», vincou Francisco, que alertou para o perigo dos reducionismos da mensagem de Cristo, sempre presentes na história da Igreja e que hoje subsistem, por parte de congregações religiosas e movimentos católicos.

Saiba mais

Cinco chaves para dar asas à escrita

Escrever é uma viagem, mesmo que em escassas linhas. E ler é a autoestrada para largar as amarras. É suficiente deixar-se seduzir pelas palavras de autores que admire ou que lhe agradem. Romances, testemunhos, poesia, teatro… leia por extenso ou somente excertos escolhidos. Saboreie as palavras, detenha-se numa expressão que o toque, não tenha medo de copiar: ser modelado pela língua dos outros abre para uma expressão pessoal. Guarde estes textos ao alcance da mão. No momento em que começar a escrever, não hesite em folhear os livros que a inspiram e neles buscar permissão para se lançar.

Saiba mais

Carlos de Oliveira: Da Amazónia à Gândara, entre o neorrealismo e a lírica

Figura representativa do desenvolvimento histórico do Neorrealismo, Carlos de Oliveira, de quem se assinala o centenário do nascimento (10.8.1921-1.7.1981), merece porém destaque maior por se vir a tornar figura de proa na ultrapassagem dessa formação estético literária, até se firmar na vanguarda da experimentação formal do discurso na narrativa e se afirmar uma das quatro figuras de referência na lírica (a par de Sena, Herberto e Belo).

Saiba mais

Mais Cultura

Síntese da atualidade no universo das artes. Os criadores e as suas obras. Animação, arquitetura, cinema, circo, dança, desenho, ilustração e pintura, escultura, expressão plástica e digital, fotografia, literatura, moda, multimédia, música, ópera, tapeçaria, teatro e muito mais. Património e contemporaneidade em Portugal e no mundo.

Saiba mais

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub