Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

29
Jul21

Cultura e Pastoral da Cultura - Actualidade

Mais sugestões de leitura


Oliveira

Dos ricos conteúdos do site do SNPC, respigamos, com a devida vénia o que segue:

(A. G. Pires)

Os dias do tempo : 28.7.2021 [Imagem+Áudio+Vídeo]

«O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido num campo. O homem que o encontrou tornou a escondê-lo e ficou tão contente que foi vender tudo quanto possuía e comprou aquele campo»: Palavras, imagens e música para dar sentido às horas desta quarta-feira.

Saiba mais

Escola das Artes: Igreja católica na vanguarda do ensino e investigação da cultura contemporânea

Cinema, Som e imagem, Fotografia, Ensino de Música, Design de Som, Gestão de Indústrias Criativas, New Media Art, Animação: estes são alguns dos cursos propostos pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa para o ano letivo de 2021/22, que colocam esta instituição da Igreja na vanguarda do ensino e da investigação no domínio da cultura contemporânea. É comum a ideia de que a Igreja católica “congelou” nos séculos passados os seus horizontes em relação à arte e à criação artística, mas a oferta formativa da Escola sediada no Porto, e o investimento que implica, sugerem outra perspetiva, reforçada com as distinções atribuídas aos antigos alunos, como foi o caso recente de Mário Macedo, vencedor do Prémio de Melhor Realizador da Competição Nacional do Festival de Curtas de Vila do Conde.

Saiba mais

P. Jacques Hamel: Memória e justiça, remissão e martírio, denúncia e fermento

«A minha oração tenta unir-se à justiça de Deus, que, sem possibilidade de erro, sabe o que é bem, o que é mal. Mas a justiça de Deus não se resume a declarar o bem e o mal, ela esforça-se por tornar justo aquele que o não é. Isto é verdade para mim, e é o que me ajuda a reconhecer as minhas faltas. É verdade para a nossa Igreja, e é o que nos ajuda a reconhecer as nossas faltas, que são por vezes grandes faltas. É a minha esperança, é a esperança dos cristãos: pela graça de Deus, todos podem tornar-se melhores, incluindo os cúmplices de assassinato.» Evocação no quinto aniversário da morte.

Saiba mais

O amor continua vivo mesmo quando parece que ela não está

É belo ser-se convidado para uma festa para os cinquenta anos de casamento, mais não seja porque é um acontecimento cada vez mais raro. Aconteceu num terraço, numa quente noite de lua cheia, com poucas pessoas: eles – que chamaremos Pedro e Maria –, os quatro filhos os netos e poucos amigos. Uma coisa simples: cada um cozinhou alguma coisa, cada um ofereceu uma memória que se entrelaçou com as outras. Todavia não estão à vontade. Porque, apesar de ser a festa das suas bodas de ouro, ela não está.

Saiba mais

Nunca será demais repetir: No coração da vida do cristão está a fé, não a lei

«Que devemos fazer para realizar a vontade de Deus?» Jesus, em resposta, revela a obra, o agir por excelência, que apesar de parecer uma não ação, algo a que segundo o sentir humano falta concretude: a ação das ações, a ação por excelência que Deus quer e pede é acreditar, aderir àquilo que Ele mandou. A única obra é a fé, diz Jesus. É obra de Deus porque permite a Deus trabalhar no ser humano, na História, na vida daquele que acredita.

Saiba mais

Mais Cultura

Síntese da atualidade no universo das artes. Os criadores e as suas obras. Animação, arquitetura, cinema, circo, dança, desenho, ilustração e pintura, escultura, expressão plástica e digital, fotografia, literatura, moda, multimédia, música, ópera, tapeçaria, teatro e muito mais. Património e contemporaneidade em Portugal e no mundo.

Saiba mais

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub