Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

28
Jul21

Cultura e Pastoral da Cultura - Actualidade

Novas sugestões de leitura


Oliveira

Dos ricos conteúdos do site do SNPC, respigamos, com a devida vénia o que segue:

(A. G. Pires)

Os dias do tempo : 27.7.2021 [Imagem+Áudio+Vídeo]

«Se encontrei, Senhor, aceitação a vossos olhos, digne-se o Senhor caminhar no meio de nós. É certo que se trata de um povo de dura cerviz, mas Vós perdoareis os nossos pecados e iniquidades e fareis de nós a vossa herança»: Palavras, imagens e música para dar sentido às horas desta terça-feira.

Saiba mais

Leitura: A imperecível luz da “Noite escura” de S. João da Cruz

«Breve e inacabada como está, transmite tal força doutrinal e literária, que se tornou insubstituível. João da Cruz teve a experiência e analisou-a, revelando o seu sentido e a sua estrutura. É uma obra que contém algo de enigmático e atraente. Os crentes acolhem-na com emoção, porque, sendo uma obra fundamentalmente mística, sentem uma rara afinidade espiritual com a experiência nela relatada.» É nestes termos que as Edições Carmelo apresentam a “Noite escura”, de S. João da Cruz, «obra clássica» que vai ser publicada nos próximos dias, na qual se narra e aponta para «uma experiência humana primordial»: o ser humano caminha «à base de conquistas e renúncias permanentes, e a sua fidelidade a uma vocação obriga-o a dar continuamente passos no desconhecido».

Saiba mais

«Dai-lhes vós mesmos de comer»: Bispo de Coimbra pede a finalistas que sejam para os outros [Vídeo]

«Levem essa frase para a vossa vida com o seu sentido mais alargado, sublinhou D. Virgílio Antunes, ao referir-se aos múltiplos domínios da existência em que se aplica, do vestuário à habitação, passando pela saúde, cultura, justiça, paz, ambiente. «Vais ser médico – pois sê médico para os outros; és economista – sê economista para os outros», declarou, para a seguir aprofundar: «Ser para os outros: essa é a razão de ser da tua vida, a forma de seres mais realizado, mais feliz», tornando o mundo lugar «de salvação para todos».

Saiba mais

Elogio da sesta (ou das alternativas que também fazem bem ao espírito e ao corpo)

A sesta é uma atividade meridional por natureza, plenamente respeitosa de si e do ambiente, que se adapta ao clima com uma economia de meios raramente igualada. Mas é também um meio para praticar uma saudável atenção ao corpo e à carga de trabalho, que nos invade e devora o tempo. A sesta providencia um recuo prudente face ao frenesim das atividades que tentamos encaixar nas 24 horas do dia. E pode ser a respiração da nossa jornada como o domingo é a respiração da nossa semana: uma aragem nova que vivifica ou serena e varre o pó do quotidiano.

Saiba mais

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub