Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

03
Jul21

Cultura e Pastoral da Cultura - Actualidade

Novas sugestões de leitura


Oliveira

Dos ricos conteúdos do site do SNPC, respigamos, com a devida vénia o que segue:

Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia apresenta novo número da revista “Fundamentum”

A mais recente edição da “Fundamentum”, revista da Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), é dedicada à “santidade” e abre com um estudo bíblico assinado pelo Card. José Tolentino Mendonça. O número nove da publicação é apresentado hoje, 2 de julho, em sessão pela internet aberta a todos os interessados. «A santidade, há de explicar Jesus a Pedro, não é a impecabilidade, mas este movimento profundo de nos voltarmos para um outro, para o Todo-Outro, e deixarmo-nos atravessar por uma experiência de reconhecimento e misericórdia, como na penumbra da catedral o vitral se deixa atravessar pela luz», escreve o responsável pela biblioteca e arquivo apostólicos do Vaticano.

Saiba mais

Mais Cultura [Vídeo]

Cinema, arte urbana, circo contemporâneo, maratona de leitura, Mia Couto, José Mário Branco, António Lobo Antunes, Salgueiro Maia, prémios de imprensa e mais um passo para que o santuário do Bom Jesus seja classificado com património mundial: a Pastoral da Cultura a acompanhar a atualidade do património e da criação artística.

Saiba mais

As sete palavras de Ernest Hemingway sobre a crucificação de Jesus

O extraordinário, o sobrenatural, mostra-se nos detalhes, incongruentes e misteriosos. O mal de estômago do terceiro soldado, que entrevê um mal-estar mais profundo que a bebedeira e arranca ao homem um «Jesus Cristo!» entre a derisão e a invocação, a insistência do primeiro soldado sobre como o condenado foi corajoso. «Mostra-me alguém que não queira descer da cruz»: o segundo soldado, o mais cético, que define Jesus como um «falso alarme», espreme também o suco da história. Também neste pequeno portento da produção de Hemingway está presente o âmago da sua conceção filosófica: a ideia que a resistência na derrota exprime a dignidade humana a um nível mais alto em comparação com o esplendor da vitória.

Saiba mais

«Não pode nem deve haver oposição entre fé e ciência», sublinha papa

«Nunca como neste tempo se sente a necessidade de um relançamento da investigação científica para fazer frente aos desafios da sociedade contemporânea», apontou Francisco. São inegáveis a importância e necessidade da investigação, mas deve ter-se sempre presente que «nenhum saber científico deve caminhar isolado e sentir-se autossuficiente». Dirigindo-se a um grupo de cientistas reunido para um congresso organizado por uma diocese católica, o papa declarou: «Asseguro-vos, estou próximo de vós, e toda a Igreja está próxima de vós, com a oração e o encorajamento».

Saiba mais

Esconder dinheiro é sinal que algo está mal: Francisco pede economia inspirada nas bem-aventuranças [Vídeo]

A ocultação de dinheiro nos paraísos fiscais e a urgência de criar emprego foram alguns dos temas referidos pelo papa na mensagem enviada à Associação Cristã de Dirigentes de Empresas, revelada hoje, dia em que Francisco também pediu orações pela «amizade social», que recusa «populismos» e é capaz de estender sempre a mão. «Investir no bem comum, não esconder a “massa” [dinheiro] nos paraísos fiscais. Investir. O investimento é dar vida, é criar, é criativo. Saber investir, não esconder. Uma pessoa esconde quando não tem a consciência limpa ou quando está enraivecido», sublinha Francisco, antes de declarar: «Quando escondemos, é porque algo está a funcionar mal».

Saiba mais

As palavras curam

O escritor é um camponês, um arquiteto. Um escritor dá-se conta (e sofre com isso) quando as palavras perdem o seu espírito vital. Ao escrever, aplica-se para o restituir. Cada palavra é conjunto de relações. Quando se rompe um destes laços (por inabilidade, «descuido» - diria Raymond Carver – ou vontade de manipulação), a palavra perde o seu espírito. Pode tornar-se nociva, veneno. Pode ser contagiosa, desencadear «uma epidemia pestilenta» da linguagem (Italo Calvino). Por sorte, sabemos onde encontrar os anticorpos: na literatura. A literatura ensina a cuidar das palavras. Não só. As palavras, por seu lado, podem cuidar de nós. As palavras curam.

Saiba mais

De que servem tantas iniciativas na Igreja se damos tão pouca atenção a viver o que anunciamos?

Jesus serve-se dos seus discípulos: vai enviá-los dois a dois, para que, com a sua palavra e testemunho, saibam atrair os outros. Não envia militantes – como fazem os partidos políticos – nem propagandistas. Envia-os pobres e sem meios humanos, para que apareça claramente que a força vem de Deus, da sua Palavra, da sua mensagem. Para Jesus, o testemunho de vida é mais decisivo que o testemunho das palavras.

Saiba mais

 

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub