Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

01
Jul21

Cultura e Pastoral da Cultura - Actualidade

Outras sugestões de leitura


Oliveira

Transcrevemos, com a devida vénia, do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura:

Os dias do tempo : 30.6.2021 [Imagem+Áudio]

«Aos que procuram o Senhor não faltará riqueza alguma»: Palavras, imagens e música para dar sentido às horas desta quarta-feira.

Saiba mais

Todos os dias há milagres, mas não os vemos porque só procuramos o extraordinário

O excerto evangélico do próximo domingo interroga-nos sobretudo sobre a nossa atitude habitual e quotidiana: atitude que em profundidade não espera nada, e portanto não aguarda ninguém; e sobretudo, atitude que não consegue imaginar que do quotidiano, do outro que nos é familiar, daquele que conhecemos, possa brotar para nós uma palavra verdadeiramente de Deus. Não temos muita confiança no outro, em particular se o conhecemos de perto, mas estamos sempre prontos a acreditar no “extraordinário”, a quem quer que se imponha. Estamos de tal maneira pouco munidos de fé-confiança, que impedimos que aconteçam milagres, porque, mesmo que aconteçam, não os vemos, não os reconhecemos, e portanto permanecem como eventos insignificantes, sinais que não alcançam o seu fim.

Saiba mais

Se quisesse agradar às pessoas, não seria servidor de Cristo

Como são imperscrutáveis os caminhos do Senhor! Tocamo-lo com a mão a cada dia, mas sobretudo se repensarmos nos momentos em que o Senhor nos chamou. Nunca devemos esquecer o tempo e o modo como Deus entrou na nossa vida: manter fixado no coração e na mente esse encontro com a graça, quando Deus mudou a nossa existência. Quantas vezes, diante das grandes obras do Senhor, surge espontaneamente a pergunta: como é possível que Deus se sirva de um pecador, de uma pessoa frágil e fraca, para realizar a sua vontade? No entanto, não há nada de casual, porque tudo foi preparado no desígnio de Deus. Ele tece a nossa história, a história de cada um de nós, e se correspondermos com confiança ao seu plano de salvação, damo-nos conta disso.

Saiba mais

Dois apóstolos, quatro Evangelhos: Igreja pluralidade, diálogo, amor por quem pensa diferente

Dois apóstolos na base da Igreja-mãe dizem-nos que a Igreja é, na sua essência, aquilo que Deus é na sua essência: diálogo. Quatro Evangelhos, com o defeito típico dos números pares, dizem-nos que faltará sempre um quinto: o teu, que deves escrever necessariamente com a tua história com o Senhor. Dois apóstolos na base da Igreja-mãe dizem-nos que na Igreja pode haver pluralismo e também dissenso (Pedro e Paulo não estavam sempre propriamente de acordo…), mas que o importante é procurar verdadeiramente a glória de Deus, e não o aplauso do mundo. Quatro Evangelhos dizem-nos que ninguém poderá alguma vez permitir-se dizer «Jesus é assim, e nada mais há a acrescentar», porque aquilo que dele vejo tem de ser necessariamente completado por aquilo que tu dele viste e compreendeste.

Saiba mais

O vírus do juízo compulsivo

Anoitece. Durante um espetáculo cómico, dentro de um pequeno teatro de periferia, um projetor entra em curto-circuito. Uma faúlha pousa sobre um pano nos bastidores, que se incendia de imediato. Um ator, maquilhado e vestido de maneira burlesca, corre para a rua. Está desesperado, grita com toda a voz que tem. «Socorro, ajudem, o teatro está a arder!». Muitas pessoas aplaudem-no, pensando que é uma atuação de rua. «Bravo, é uma atuação extraordinária!» O teatro incendeia-se, com as pessoas lá dentro. Morrem todos. Esta cena de fantasia poderia hoje acontecer na realidade.

Saiba mais

Agradecimentos:

https://snpcultura.org

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub