Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

26
Jun21

Cultura e Pastoral da Cultura - Actualidade

Mais sugestões de leitura


Oliveira

Transcrevemos, com a devida vénia, do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura:

Os dias do tempo : 25.6.2021 [Imagem+Áudio]

«Senhor, se quiseres, podes curar-me»: Palavras, imagens e música para dar sentido às horas desta sexta-feira.

Saiba mais

Há quase 900 anos Portugal «nasceu para ser igual e livre». Só o será quando for fraterno

A 24 de junho de 1128, próximo de Guimarães, D. Afonso Henriques venceu a batalha de S. Mamede e abriu caminho à independência. Hoje, todos são chamados a alistar-se para a «batalha da fraternidade», que se trava num único lugar, mas «em todas as casas, nas escolas, nas fábricas, nas empresas, no mundo da justiça e da saúde, nos programas da política». Aliás, «não há lugar onde ela não deve ser combatida». «Não sabemos quantos morreram no campo de S. Mamede. Sei que salvaremos muitas vidas quando nos alistarmos nas fileiras de um exército que, de um modo consciente e responsável, luta e trabalha por um mundo mais fraterno que se empenha numa ecologia integral para salvar a humanidade e a natureza.»

Saiba mais

Igreja ou seita?

A “evangelização”, para usar um termo que nas Igreja mobiliza paixões tão vivas quanto inconclusivas, não diz respeito em primeiro lugar aos atuais “pagãos”, mas àqueles que no presente se colocam ainda na Igreja, dela compreendem pelo menos em parte os códices simbólicos e não os recusam como linha de princípio, ainda que se mantenham a uma distância prudente no núcleo central das comunidades e das suas práticas. Este grupo, percentualmente amplo, está exposto à possibilidade de afastar-se lentamente, mas inexoravelmente (por exemplo, reduzindo a presença no culto, o apoio financeiro à Igreja, a aptidão religiosa de base), até sair, de facto ou de direito, da comunidade; ou pode ser recuperado, através de uma pastoral específica.

Saiba mais

Tocar e deixar-se tocar

Tocar o outro é um movimento de compaixão; tocar o outro é desejar com ele; tocar o outro é falar-lhe silenciosamente com o seu corpo, com a sua mão; tocar o outro é dizer-lhe: «estou aqui para ti»; tocar o outro é dizer-lhe: «quero-te bem»; tocar o outro é comunicar-lhe aquilo que sou e aceitar aquilo que ele é; tocar o outro é um ato de reverência, de reconhecimento, de veneração. Também a Igreja deve “ousar a carne” e saber abraçar, tocar, curar a “carne de Cristo” nos sofrimentos, nos doentes, nos pecadores, em todos os corpos dos homens e das mulheres que, com gritos fortes ou mudos, invocam a salvação das suas vidas.

Saiba mais

Mais Cultura : 25.6.2021 [Vídeo]

Andrea Bocelli em Coimbra, textos inéditos de Manoel de Oliveira sobre os seus filmes e arte, celebrar a mistura cultural de uma cidade, as dificuldades que os protagonistas do mundo do espetáculo continuam a atravessar e a resolução que tarda, fotografia nos Clérigos, a inauguração de uma exposição em torno a D. Manuel I e à identidade nacional, o festival de música Estoril Lisboa com Haydn e um dos organistas da catedral de Notre Dame, o Festival de Cinema de Vila do Conde e a estreia de um filme português selecionado para Cannes.

Saiba mais

Agradecimentos:

https://www.snpcultura.org

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub