Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

24
Jun21

Cultura e Pastoral da Cultura - Actualidade

Novas sugestões de leitura


Oliveira

Transcrevemos, com a devida vénia, do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura:

João Batista: Espiritualidade do “santo popular” forjado na radicalidade, determinação e humildade

A fisionomia espiritual de João está ligada a alguns traços fundamentais, Antes de tudo, o seu nascimento glorioso, narrado por Lucas numa página muito intensa, da velhice de Isabel e da incredulidade de Zacarias. O segundo traço está na sua voz, tempestuosa como a dos profetas antigos, e no testemunho que não conhece hesitações. O terceiro liga-se a um ato preciso, o batismo de Jesus. O último está na doação total, no estilo dos grandes profetas. Os Evangelhos, com efeito, referem-nos a paixão e a morte de João numa narrativa ampla e repleta de veneração. A sua história foi a de um homem extraordinário que teve a consciência da grandeza da sua vocação, mas também do limite da sua missão.

Saiba mais

Frágil e glorioso: O Matisse final do Vaticano

As peças chegaram aos Museus do Vaticano na metade dos anos 70, graças à generosidade do filho Pierre Matisse e das religiosas do convento de Lacordaire, quando a Coleção de Arte Moderna e Contemporânea tinha nascido pouco tempo antes, em 1973, graças ao projeto e à “visão” do papa Paulo VI de dar vida a um lugar onde arte e Igreja pudessem voltar a dialogar. Um contexto no qual a Capela de Vence representa um dos exemplos mais altos, intensos e sinceros no âmbito da arte sacra, realizada por um artista agnóstico.

Saiba mais

Soberba, fechamento, rigidez: Francisco aponta vícios da Igreja que vêm das origens até hoje [Vídeo]

«É uma prática antiga a de apresentar-se em algumas ocasiões como os únicos possuidores da verdade, e apostar em diminuir, inclusive com a calúnia, o trabalho realizado pelos outros»: esta foi uma das observações que o papa proferiu esta manhã, ao comentar a carta bíblica de S. Paulo aos Gálatas. Essas pessoas «afirmam que o cristianismo verdadeiro é aquele a que elas estão ligadas, muitas vezes identificado com vertas formas do passado, e que a solução para as crises contemporâneas é voltar atrás para não perder a genuinidade da fé. Também hoje, como então, há, em resumo, a tentação de fechar-se em algumas certezas adquiridas em tradições passadas».

Saiba mais

O papa conheceu o “Homem-Aranha” que despede a solidão e alegra as crianças doentes

O Homem-Aranha é realmente um super-herói bom: à “civil” é um empregado numa empresa, mas quando veste o seu fato eis que, num piscar de olhos, está junto às camas das crianças internadas nos hospitais. Esta manhã, no Vaticano, este Homem-Aranha não só entregou ao papa Francisco a sua máscara como revelou a sua identidade – Mattia Villardita, de 28 anos – e o destino da sua próxima missão: a pediatria do hospital Agostino Gemelli. «Visto-me de Homem-Aranha para arrancar um sorriso aos mais pequenos que estão no hospital; faço-o porque tive uma doença congénita, durante 19 anos entrei e sai do hospital pediátrico Gaslini de Génova, e teria gostado muitíssimo, quando estava ali, sozinho, na minha caminha, de ver o Homem-Aranha entrar pela janela do meu quarto.»

Saiba mais

Cinema: “Luca” [Vídeos]

A desforra dos “falhados”. Poderia ser este o subtítulo do mais recente filme de animação realizado pela Disney-Pixar, “Luca”, a narrativa de um verão memorável vivido por três pré-adolescentes que descobrem o valor da amizade no caminho formativo, e da ternura e cumplicidade que se guardam depois na idade adulta. “Luca” é um hino poético à solidariedade, à inclusão, que propõe com jocosidade temas complexos como violência na infância e adolescência (“bullying”) e medo do “outro”.

Saiba mais

Mais Cultura : 23.6.2021 [Vídeo]

De Paris, onde ressurge o antigo projeto de “embrulhar” o Arco do Triunfo, ao Porto, passando por Portimão, Oeiras e Lisboa, com música, dança, leituras, encontro de culturas e a expansão de um museu: a Pastoral da Cultura a acompanhar e a trazer até si a criação artística e intelectual contemporânea.

Saiba mais

Agradecimentos:

https://snpcultura.org

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub