Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

22
Mai21

Cultura e Pastoral da Cultura - Actualidade

Novas sugestões de leitura


Oliveira

Transcrevemos, com a devida vénia, do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura:

Giacometti-Lindbergh: Fulgurações invisíveis do corpo sensível [Imagens]

Este breve ensaio surge no contexto da extraordinária exposição “Capturar o Invisível”, esculturas de Alberto Giacometti e fotografias de Peter Lindbergh, em exibição no Museu da Misericórdia do Porto, de 15/04 até 24/09 de 2021, cuja estreia itinerante aconteceu no Institut Giacometti (Paris), em 2019. Trata-se certamente, pela qualidade com que foi preparada, de um evento que marcará a vida cultural e artística nacional, num espaço onde o silêncio das pedras revela a força das obras aí expostas. Quer se trate de escultura ou de fotografia, ou de outra gramática artística ou do pensamento, a pergunta nodal poderia ser esta: «Como atingir a partir da matéria, o ponto de imaterialidade e de transcendência? Como representar o invisível?».

Saiba mais

Conselho Pontifício da Cultura faz 39 anos e presidente recebe a mais prestigiada condecoração de Itália

«Uma das figuras mais prestigiadas no panorama cultural italiano internacional», «um ponto de referência cultural imprescindível e de absoluta excelência», «um precioso elo de conjunção entre a sociedade civil italiana e os âmbitos pontifícios e eclesiásticos» que permitiu «favorecer o diálogo e promover o estudo e o progresso das ciências humanas». Estas foram algumas das motivações pronunciadas pelo embaixador italiano junto da Santa Sé, nesta quinta-feira, para justificar a atribuição da Grande Cruz da Ordem da Estrela de Itália, a mais prestigiada da República, ao presidente do Conselho Pontifício da Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi.

Saiba mais

Papa agradece a Deus cessar-fogo na Terra Santa e diz que dívidas económica e ecológica «são questões de justiça»

«Agradeço a Deus pela decisão de cessar os recontros armados e desejo que se percorram os caminhos do diálogo e da paz», declarou hoje o papa, ao receber, no Vaticano, um conjunto de novos embaixadores junto da Santa Sé, ocasião também aproveitada para denunciar a dívida económica e ecológica de muitos países. «Estes problemas não são simplesmente políticos ou económicos; são questões de justiça, uma justiça que não pode continuar a ser ignorada ou adiada. Trata-se, com efeito, de um dever moral intergeracional, porque a seriedade com que respondemos a essas questões determina o mundo que deixamos aos nossos filhos.»

Saiba mais

Religião e cultura pop é tema de revista copublicada pela Universidade Católica Portuguesa

 

«A interação entre a cultura pop e o religioso ocorre numa complexa relação que vai desde a tensão à hibridização (…). Os âmbitos de tangência, fusão ou conflituosidade entre estas duas esferas – o pop e o religioso – emergem seja pela absorção de linguagens e de referenciais iconográficos religiosos por parte da cultura pop, seja pela inscrição das comunidades religiosas nos dispositivos de uma cultura mediática.» “Religião e cultura pop” é o tema da mais recente edição da revista “Rever – Revista de Estudos da Religião”, publicação quadrimestral resultante da parceria entre o programa de pós-graduação em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e o Instituto de Estudos de Religião da Universidade Católica Portuguesa.

Saiba mais

Agradecimentos:

https://www.snpcultura.org

 

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub