Cultura e Pastoral da Cultura - Actualidade
Novas sugestões de leitura
Oliveira
Transcrevemos, com a devida vénia, do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura:
Até quando continuaremos a comover-nos
e a esquecer?
Ao ver a imagem, pergunto-me o que tem a ver aquela criança, que podia ser nossa filha, com o salvador, o mar, a fuga, os migrantes. No entanto não é uma fotomontagem. É, antes, a enésima imagem dilacerante, que comove e toca os corações de quem é pai e mãe, homem ou mulher. Porque tudo aquilo que sacode faz subir um nó à garganta, provoca o pranto, talvez instigue a raiva. E é bom que assim seja. Mas a emoção já não basta. Já não basta o momentâneo apelo ao instinto materno e paterno de proteção em relação aos pequeninos em perigo. Já não chega salvar tantas vidas.
A humanidade precisa que o Espírito a sacuda
O que é o Espírito Santo? É Deus em liberdade. Que inventa, abre, sacode, faz coisas que não esperas. Que dá a Maria um filho fora-da-lei e a Isabel um filho profeta, e que em nós cumpre incansavelmente a mesma obra de então: torna-nos ventres do Espírito, que dão carne e sangue e história à Palavra. Deus em liberdade, um vento nómada, que leva pólenes aonde quer, leva primaveras e dispersa as neblinas, e a todos nos faz vento no seu Vento. Deus em liberdade, que não suporta estatísticas. Os estudiosos procuram recorrências e esquemas constantes; dizem: na Bíblia Deus age assim. Não acredites. Na vida e na Bíblia, Deus nunca segue esquemas.
Mel Gibson e Mark Wahlberg protagonizam filme sobre padre que deixou vida de pugilista e ator
Os atores católicos Mel Gibson e Mark Wahlberg são os protagonistas de "Stu", filme em torno à vida do norte-americano Stuart Long, ex-pugilista que foi ordenado padre e morreu em 2014, que começou recentemente a ser rodado em Los Angeles, EUA. Wahlberg, um dos coprodutores que desde há anos tinha este projeto em mente, vai assumir o papel do sacerdote, o que o obrigou a ganhar vários quilos em poucas semanas, enquanto Gibson, realizador de “A Paixão de Cristo” (2004), interpreta o pai de Stu.
Agradecimentos: