Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

28
Abr21

Cultura e Pastoral da Cultura - Actualidade

Outras sugestões de leitura


Oliveira

Transcrevemos, com a devida vénia, do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura:

A generosidade genial de Grigory Sokolov [Vídeos]

Há ainda muito de humano nos seres humanos! A música não é somente a arte dos sons e do seu equilíbrio formal. Não é apenas matemática e rigor métrico. É poética que torna dizível o Indizível! A música é a arte de fazer nascer de novo. Quem teve o privilégio de escutar recentemente o pianista russo Grigory Sokolov, “poeta do indizível” (Julian Sykes), na Casa da Música, sabe o que significa o poder da generosidade genial de sua presença minimal. Seduziu por inteiro o auditório ali presente, aliando o rigor técnico à abertura para o espanto, para a atendibilidade de um mistério mais fundo que o seu estilo musical deixa apenas entrever.

Saiba mais

Deus ri com calma

Centrando-nos no aspeto mais espiritual, dizemos que o humor oculta um juízo implícito, fundado numa conceção do ser humano e da existência humana. Kierkegaard considera o humorismo como a extrema aproximação do humano àquilo que é propriamente religioso-cristão. Ainda que aparentemente seja verdadeiro o contrário: como é possível conciliar o absoluto de Deus e o sentido de humor? O humorismo constitui um elemento precioso para uma vida sã e equilibrada inclusive do ponto de vista espiritual, porque tem muito a ver, como se dizia, com o gratuito, a criatividade, a inteligência, tudo elementos indispensáveis para a relação com Deus.

Saiba mais

Quem é Deus para ti?

Respostas de jovens de hoje

«Quem é Deus para ti?» Uma pergunta precisa, íntima, encadeante. A meio caminho entre o intelecto e o coração, as certezas e as dúvidas, a razão e a fé. Dada a minha jovem idade, não posso não me sentir envolvido. Um pensamento vai para os jovens que frequento. Como responderiam? A pergunta central deste artigo nasce precisamente da necessidade de compreender o pensamento que os jovens têm sobre Deus. Talvez uma busca deste género possa ajudar a conhecer a própria resposta. É uma forma de reciprocidade. Viajar na intimidade do outro para alargar as perspetivas sobre Deus. Escavar para respirar.

Saiba mais

Como o papa escolhe os bispos: Critérios, métodos, orientações

O critério não é a busca da perfeição, de “santos” de nicho, mas de homens, certamente na posse de virtudes humanas e espirituais, sendo a primeira entre todas a prudência, que não significa «reticência ou timidez», mas «equilíbrio entre ação e reflexão no exercício de uma responsabilidade que exige muito empenho e coragem». O cardeal canadiano Marc Ouellet traça com nitidez o perfil-tipo de um candidato ao ministério de bispo. Em junho completa 11 anos à frente da Congregação para os Bispos, organismo do Vaticano que tem como objetivo ajudar o papa a escolher os pastores a que serão confiadas as comunidades eclesiais no mundo. Um trabalho, explica, conduzido de maneira colegial e «com espírito de fé, e não de cálculo».

Saiba mais

Agradecimentos:

https://snpcultura.org

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub