Cultura e Pastoral da Cultura - Actualidade
Novas sugestões de leitura
Oliveira
Transcrevemos, com a devida vénia, do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura:
A música como pro’vocação [Imagens]
Rezar e refletir a vocação a partir da música, a partir da beleza sublime da expressão artística que se faz melodia e nos cativa, alegra, envolve, anima e eleva a outra dimensão… Na verdade, o que é a vocação na nossa vida senão a arte da afinação do encontro, o encadear harmonioso das notas do encanto e do espanto, que nos embala e eleva a outras dimensões da caridade, do serviço, da realização pessoal e da felicidade?
Leitura: “No corpo do tempo”
Reflexões breves em palavras mas longas em conteúdo: é esta a proposta de “No corpo do tempo”, seleção de textos assinados pelo teólogo João Manuel Duque, publicados ao longo dos anos na revista “Mensageiro do Coração de Jesus”, e agora reunidos em volume recentemente publicado pela Frente e Verso. «"Breve", também, porque não deseja prender o leitor em discursos intermináveis, capazes de fazer a teologia fastidiosa ao leitor não profissional da mesma. "Longa", no entanto, se pensarmos no tanto que cada texto pode dar a pensar. Assim o leitor o deseje e procure», desafia a nota de apresentação. Leia um excerto.
«Não sou crente, mas confesso que muitas vezes pensei em Deus e se Ele me podia ajudar»
«Contactei com uma parte minha completamente desconhecida»: esta podia ser uma síntese do depoimento do psiquiatra Daniel Sampaio publicado no “Expresso” de 16 de abril, depois de, aos 74 anos, ter sobrevivido ao Covid-19, após 50 dias de internamento hospitalar. «Constatei que o mais importante que fiz foi ter constituído uma família. É importante que se diga isso numa altura em que as pessoas privilegiam as carreiras. Eu tive uma boa carreira, mas, sem qualquer demagogia, o mais importante que construí foi a família.»
Agradecimentos: