Cultura e Pastoral da Cultura - Actualidade
Outras sugestões de leitura
Oliveira
Transcrevemos, com a devida vénia, do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura:
Exposição: “Braços Abertos” [Imagens]
No funesto tempo dos abraços-de-plástico, como se os sucedâneos fossem verdade na aparência da pele transparente e, por similitude à parede do aquário, a água quebrasse o vidro, grita o Anjo vigilante à cidade: «Por aqui. Por aqui». Do seu trapézio, no início da rua, o grito surge já a matutino pé descalço e em curvo adejar recolhido: «Se do fundo vens, mesmo de ti, do teu de profundis, a Porta Nova está aberta. Há um Corpo a atrair no seu Tesouro. Aproxima-te ao centro. Em ti e para ti, há Braços Abertos. Vem. Venhas donde vieres, vem. Cede à circular temperatura do amplexo. Cinge-te de fogo, seu Corpo soprado, e reacende as cinzas flambas do teu. Reúne os incêndios. Haja conflagração. Vem aos abraços verdadeiros, à matéria anelada de luz».
A Ceia e a Paixão na Bíblia e na arte, em crentes e buscadores, entre diferenças e convergências
Detenhamo-nos – para fazer uma reflexão que combinará história, teologia e espiritualidade – diante do Cristo crucificado, sinal mais forte da encarnação, como cantava o padre Turoldo: «Não, acreditar na Páscoa não é / autêntica fé: / estás demasiado belo na Páscoa! / Fé verdadeira é na Sexta-Feira Santa / quando Tu não estavas / lá em cima! / Quando um eco / responde / ao seu forte grito / e a custo o Nada / dá forma / à tua ausência.» Cada um de nós tem em mente uma sua imagem de Cristo crucificado, quer pertençamos aos que acreditam nele, quer nos encontremos entre aqueles que andam em busca do mistério.
Programação religiosa na televisão: De Quinta-feira Santa ao Domingo de Páscoa
Da missa crismal, na Quinta-feira Santa, até ao Domingo de Páscoa, de Portugal ao Vaticano, uma agenda das celebrações litúrgicas católicas anunciadas pelas televisões, passando por reportagens e documentários alusivos ao cristianismo. E, a abrir, a janela para as transmissões ao vivo das celebrações presididas pelo papa Francisco (guarde esta ligação).
Da Quaresma ao Tempo Pascal
Mais de duas centenas de artigos, novos e antigos, com texto e multimédia, para alimentar a espiritualidade da Quarta-feira de Cinzas ao Domingo de Pentecostes.
Agradecimentos: