CONTEMPLAR EM VEZ DE VER
Oliveira
Partilho o texto da oração e meditação de ontem do Cardeal José Tolentino de Mendonça, enviado pelo Ir. Manuel Silva.
(A. Oliveira)
Ensina-nos, Senhor, a contemplar e não apenas a ver. Contemplar é ser capaz de olhar tudo profundamente, não apenas com os nossos olhos, mas com os olhos de Deus. Contemplar é inscrever cada pessoa e cada fragmento da realidade nesse horizonte mais amplo e puro que é aquele de Deus.
Ensina-nos, Senhor, a contemplar o tempo que passa e a compreender que o seu mistério escapa aos relógios e aos calendários, mas que um coração desperto é capaz de o sintonizar.
Ensina-nos, Senhor, que o tempo não é só tempo. Mostra-nos que ele é também templo. Que ele é oportunidade para qualquer coisa de decisivo e que está ao nosso alcance. Que ele nos é oferecido para ser recriado pela esperança, para ser saboreado com delícia, simplicidade e espanto, para ser abraçado com a serenidade necessária.
Ensina-nos, Senhor, a contemplar e não apenas a ver os rostos com quem quotidianamente nos cruzamos, esses rostos amados que partilham connosco a vida e que a cada momento expressam uma alegria ou um sofrimento a que tantas vezes somos estranhos.
Ensina-nos a contemplar o mundo, dando sempre mais espaço à gratidão e ao louvor e calando dentro de nós a sofreguidão que nos pressiona a considerar tudo cinzento ou inadequado.
Ensina-nos, Senhor, a criar no dia-a-dia espaços de contemplação que constituam expressão da nossa disponibilidade a acolher-Te, Deus das surpresas que não cessas de visitar-nos com a Tua ternura.
Cardeal José Tolentino de Mendonça
17.04.2023
