Antigos Alunos Salesianos em festa
Um DIA 24 muito especial
Oliveira
Há 150 anos que se organizou a associação dos ex-alunos do Oratório de Valdocco – Turim e hoje está presente em mais de 100 países.
Poderá ler aqui mais informação.
150 anos de uma Associação organizada
Condicionados pelo estado de calamidade, o que devia ser um congresso a nível europeu, o EUROBOSCO, em Turim, casa mãe dos Salesianos, confinou-se a cada país celebrar de portas fechadas a efeméride conforme as possibilidades.
Os Antigos Alunos de Portugal resolveram e festejaram o DIA MUNDIAL com muita elevação recorrendo aos meios que as novas tecnologias da comunicação permitem:
Um vídeo-encontro – testemunho de GRATIDÃO
Ouviram-se mensagens do Delegado do Superior Geral, um salesiano Vietnamita, e do Presidente da Confederação Mundial, um Eslovaco. Presentes, em vídeo, o Provincial dos Salesianos e o Delegado para a Família Salesiana bem como alguns sacerdotes ligados ao Movimento dos Antigos Alunos. Moderou o encontro o presidente da Federação Nacional. Entre os participantes destacam-se AAS de Cabo Verde, da Madeira, do Porto, de Arouca, Mogofores, Lisboa, Manique, Estoril, Évora, etc.
Foi uma autêntica HOMENAGEM ao Fundador, Padre João Bosco, neste dia 24 - S. João, que era o seu onomástico, celebrado pela primeira vez pelo grupo de AA de Valdocco. O sentimento de gratidão moveu o primeiro grupo de Turim. Com o mesmo sentimento, expresso pelos participantes de hoje, AGRACECEU-SE o benefício-privilégio da educação recebida na casa/escola dos filhos de D. Bosco.
E formularam-se propostas; estabeleceu-se uma plataforma de solidariedade missionária, tendo como objectivo um ORATÓRIO FESTIVO no Mindelo, Cabo Verde. Não se ficou por palavras. Também se rezou e até se cantou, como a tradição manda!
Hoje comemorou-se o DIA MUNDIAL dos Antigos Alunos Salesianos. Espera-se que em Setembro se possa realizar o convénio DIA NACIONAL.
A G Pires
Da ANS – AGÊNCIA DE NOTÍCIAS SALESIANA
Caros Amigos
(ANS - Roma) - HOJE, 24 de junho de 2020, faz exatamente 150 anos que Carlo Gastini, juntamente com outros jovens do Oratório de Valdocco, entregou algumas xícaras de café a Dom Bosco como sinal de agradecimento pela educação recebida e na festa de São João Batista (dia onomástico de Dom Bosco). O solene aniversário é tanto uma ocasião para profunda reflexão sobre o sentido da missão do Ex-aluno de Dom Bosco na Família Salesiana, na Igreja e na Sociedade de hoje, como uma oportunidade para lançar numerosas iniciativas.
Há alguns dias o Presidente da Confederação Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco, Sr. Michal Hort, compartilhou: «Tenho me perguntado muitas vezes em como os Ex-Alunos estejam participando da Família Salesiana. Quando éramos alunos e residentes das obras salesianas, também éramos aqueles que estavam sendo formados e educados. Desde que deixamos esses ambientes e nos tornamos Ex-Alunos, somos os que temos de buscar formas de continuar perto de Dom Bosco e de contribuir, em nossa vida, para que este "círculo" da Família Salesiana continue a crescer.
Creio que seja de grande importância para os Ex-Alunos desenvolver o seu profissionalismo e competências, e dar testemunho do nosso lema na vida de todos os dias e na nossa Sociedade, mesmo nas pequenas ocasiões, lema que é também o da Estreia: "Ser bons cristãos e honestos cidadãos". Estou convencido de que é nossa vocação combater a injustiça, a superficialidade, a indiferença. As nossas profissões permitem-nos estar presente em vários níveis da vida pública e pessoal, para testemunhar a importância e o significado de sermos Filhos de Dom Bosco...
Queridos Membros da Família Salesiana, sentimos que são parte importante de nossas vidas, como tutores, professores, educadores, mentores e guias espirituais... Lembrem-se por favor destas palavras: precisamos de todos, do seu coração, das suas orações, do seu exemplo, da sua companhia. A nós contemporaneamente cabe-nos a oferta das nossas competências e talentos profissionais com que dar apoio ao seu serviço aliado ao nosso. Utilizem-se, pois, lhes pedimos, desta nossa oferta: ajudar-nos-á a viver melhor a nossa vocação e missão de Ex-alunos. Todos nos necessitamos mutuamente.»
Em razão deste aniversário solene, a Confederação também programou uma série de iniciativas especiais:
- um livro e uma estátua dedicados a Carlos Gastini;
- um livro sobre Alberto Marvelli, Ex-aluno de Dom Bosco e Beato;
- uma publicação sobre 150 figuras relevantes dentre os Ex-Alunos;
- uma publicação sobre 150 projetos e iniciativas dos Ex-Alunos que merecem ser reconhecidos para inspirar outros;
- as xícaras do 150º Aniversário: 150 embalagens especiais e exclusivas, acompanhadas por uma embalagem de café do projeto "DI BOSCo - caffé di Exallievi", cuja venda apoiará projetos educativos e sociais dos Ex-Alunos na América, África e Ásia. Para ulteriores informações, escrever, por favor, a < tazzine150@exallievi.org >
Termina o Sr. Hort: "Para os Ex-Alunos é uma bênção viver este momento especial e ver como os sonhos de Dom Bosco se estejam realizando".