A PACIÊNCIA NECESSÁRIA
Oliveira
Partilho o texto de oração e meditação do Cardeal José Tolentino de Mendonça, enviado hoje pelo Ir. Manuel Silva.
(A. Oliveira)
Ensina-nos, Senhor, a arte de modelar os dias com a paciência necessária para que o florescimento da vida se dê, em nós e nos outros, sem ansiedade ou sobressalto, mas com a sabedoria de valorizar os pequenos passos e os gestos apenas esboçados.
Ensina-nos, Senhor, a transformar a pressão por resultados em capacidade de reconhecimento, escuta e espera, aceitando que o nosso papel não é apressadamente substituirmo-nos aos outros, mas é sustê-los com delicadeza e esperança nos seus próprios processos.
Ensina-nos a não fazer depender de nós exclusivamente a solução, como se para nós fosse fácil o que para os outros é difícil ou fosse imediato o que os outros precisam de mais tempo para chegar. No fundo, sabemos que não é assim. Que todos precisamos daquela lentidão propícia ao discernimento e de um entrecruzar polifónico e diversificado de fios sem o qual não alcançamos nunca a compreensão do conjunto.
Ensina-nos, Senhor, a buscar não unicamente o nosso bem, mas o bem comum; não apenas a nossa satisfação pessoal, mas a harmonia mais vasta que nos faz entrar em relação; não apenas a realização dos objetivos que nos colocamos, mas também daqueles que só no encontro com os outros descobrimos.
Ensina-nos a ser mensageiros credíveis da alegria e a acreditar que ela é acessível e possível e passa das nossas mãos às mãos dos outros sem esforço, sempre que o desejamos.
Cardeal José Tolentino de Mendonça
27.11.2023