8.º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C
Oliveira
Proposta de Homilia para o 8.º Domingo do Tempo comum – ANO C - 2022
Sabedoria e Verdade na Palavra de Deus
Domingo, 27 de Fevereiro de 2022
Irmãs e irmãos, quando precisamos de tomar uma decisão importante, que fazemos? Pedimos o parecer de alguma pessoa amiga e conhecedora. Pensemos na sabedoria que vem de Deus.
- A sabedoria ou Verdade está na Palavra de Deus
Primeira leitura
Desejo reflectir convosco sobre a conduta humana e cristã com a sabedoria que vem de Deus, como lemos na leitura de Ben-Sirá, ou Eclesiástico. Aparece-nos esta comparação literária: “Quando agitamos o crivo, ficam [separadas] as impurezas”. Esta imagem pode indicar o que é bom e o que não é bom para nós. A Bíblia é um livro de Sabedoria, para a libertação da humanidade. Somos hoje iluminados com esta página de Ben-Sirá.
É bom seguirmos os caminhos da sabedoria. Recordo um pequeno facto na vida de São João Bosco: Certo dia, um sacerdote de nome Alievi pensava fundar uma casa para jovens necessitados de recuperação, e dar princípio a uma congregação religiosa para isso. Foi ter com dom Bosco e pediu um conselho dele. Dom Bosco, conhecendo as grandes dificuldades para uma tal obra, perguntou-lhe se ele tinha algum facto ou sinal sobrenatural que lhe indicasse ser vontade de Deus essa obra. O padre Alievi respondeu-lhe que não. Então, dom Bosco dissuadiu-o amavelmente desse projecto. O padre Alievi mostrou-se agradecido, e desistiu da ideia.[1] Neste caso, o padre procurou conhecer a vontade de Deus consultado dom Bosco. Nós temos sempre a palavra de Deus para nossa orientação.
- A sabedoria ou Verdade de Deus ilumina o homem para a liberdade
Evangelho
“Pode um cego guiar outro cego?” Uma pergunta que Jesus nos faz hoje, para nos dizer que a sabedoria humana sem Deus não ilumina o nosso caminho.
Jesus não despreza a sabedoria humana, se ela é acompanhada pela sabedoria de Deus. Sem Deus, ficamos na cegueira, com Jesus somos iluminados.
Conhecemos um exemplo da Bíblia que não está neste evangelho, e abre a nossa mente. O rei Salomão fez uma súplica a Deus, assim: “Ao teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente faça o discernimento entre o bem e o mal; porque, quem poderia julgar a este teu tão grande povo?”.
Este pedido agradou a Deus que lhe respondeu: … Eis que te dei um coração tão sábio…que antes de ti teu igual não houve”.[2]
Irmãos, podemos imaginar esta conversa entre duas pessoas: uma a dizer: - “o meu colega tratou-me mal, vou-me vingar”. E a outra respondeu-lhe: “Tem calma. A vingança não leva a bom caminho”. Esta segunda pessoa estava a usar a sabedoria de Deus. Os ensinamentos de Jesus evitam guerras, violência, mentiras, e criam comunidades novas, de paz e amor.
A sabedoria ou Verdade caminho para a ressurreição
Segunda leitura
Irmãos, S. Paulo Viveu profundamente a esperança de ressurreição. Lemos hoje o capítulo 15 da primeira carta aos Coríntios. Corinto era um grande porto da Grécia. S. Paulo insiste nesta verdade: “Cristo ressuscitou; nós também ressuscitaremos”. Cada um de nós está a caminho da ressurreição. O nosso destino é a ressurreição com Cristo. Tendo isto presente, somos animados a seguir na vida a sabedoria da Palavra de Deus.
Pe. António Gonçalves, SDB
[1] Memorie Biografiche di dom Bosco, (MB) VII, 49
[2] 1Rs 3, 6-12.