Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

26
Fev22

8.º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C


Oliveira

Proposta de Homilia para o 8.º Domingo do Tempo comum – ANO C - 2022

Sabedoria e Verdade na Palavra de Deus

Domingo, 27 de Fevereiro de 2022

     Irmãs e irmãos, quando precisamos de tomar uma decisão importante, que fazemos? Pedimos o parecer de alguma pessoa amiga e conhecedora. Pensemos na sabedoria que vem de Deus.  

  1. A sabedoria ou Verdade está na Palavra de Deus

     Primeira leitura

     Desejo reflectir convosco sobre a conduta humana e cristã com a sabedoria que vem de Deus, como lemos na leitura de Ben-Sirá, ou Eclesiástico. Aparece-nos esta comparação literária: “Quando agitamos o crivo, ficam [separadas] as impurezas”. Esta imagem pode indicar o que é bom e o que não é bom para nós. A Bíblia é um livro de Sabedoria, para a libertação da humanidade. Somos hoje iluminados com esta página de Ben-Sirá.

     É bom seguirmos os caminhos da sabedoria. Recordo um pequeno facto na vida de São João Bosco: Certo dia, um sacerdote de nome Alievi pensava fundar uma casa para jovens necessitados de recuperação, e dar princípio a uma congregação religiosa para isso. Foi ter com dom Bosco e pediu um conselho dele. Dom Bosco, conhecendo as grandes dificuldades para uma tal obra, perguntou-lhe se ele tinha algum facto ou sinal sobrenatural que lhe indicasse ser vontade de Deus essa obra. O padre Alievi respondeu-lhe que não. Então, dom Bosco dissuadiu-o amavelmente desse projecto. O padre Alievi mostrou-se agradecido, e desistiu da ideia.[1] Neste caso, o padre procurou conhecer a vontade de Deus consultado dom Bosco. Nós temos sempre a palavra de Deus para nossa orientação.

  1. A sabedoria ou Verdade de Deus ilumina o homem para a liberdade

     Evangelho

      “Pode um cego guiar outro cego?” Uma pergunta que Jesus nos faz hoje, para nos dizer que a sabedoria humana sem Deus não ilumina o nosso caminho.

     Jesus não despreza a sabedoria humana, se ela é acompanhada pela sabedoria de Deus. Sem Deus, ficamos na cegueira, com Jesus somos iluminados.

     Conhecemos um exemplo da Bíblia que não está neste evangelho, e abre a nossa mente. O rei Salomão fez uma súplica a Deus, assim: “Ao teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente faça o discernimento entre o bem e o mal; porque, quem poderia julgar a este teu tão grande povo?”.

     Este pedido agradou a Deus que lhe respondeu: … Eis que te dei um coração tão sábio…que antes de ti teu igual não houve”.[2]   

     Irmãos, podemos imaginar esta conversa entre duas pessoas: uma a dizer: - “o meu colega tratou-me mal, vou-me vingar”. E a outra respondeu-lhe: “Tem calma. A vingança não leva a bom caminho”. Esta segunda pessoa estava a usar a sabedoria de Deus. Os ensinamentos de Jesus evitam guerras, violência, mentiras, e criam comunidades novas, de paz e amor.

     A sabedoria ou Verdade caminho para a ressurreição

     Segunda leitura

     Irmãos, S. Paulo Viveu profundamente a esperança de ressurreição. Lemos hoje o capítulo 15 da primeira carta aos Coríntios. Corinto era um grande porto da Grécia. S. Paulo insiste nesta verdade: “Cristo ressuscitou; nós também ressuscitaremos”. Cada um de nós está a caminho da ressurreição. O nosso destino é a ressurreição com Cristo. Tendo isto presente, somos animados a seguir na vida a sabedoria da Palavra de Deus.

Pe. António Gonçalves, SDB

[1] Memorie Biografiche di dom Bosco, (MB) VII, 49

[2] 1Rs 3, 6-12.

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub